Depois do encontro com o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, no final da tarde de sexta-feira (16), o prefeito Francisco de Assis (PT), juntamente com o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Alex Lopes (PMDB), definiram que o Hospital Municipal, antes chamado de Almir Passos,será reaberto no dia 07 de setembro. Assis liderou a comitiva composta, além dele, Alex Lopes, o secretário municipal de Comunicação e Relações Institucionais, Valdemi de Assis, o diretor do Hospital Regional, Enéas Araújo,o médico Leon Mascarenhas diretor do Hospital Municipal, e Igor Mascarenhas, controlador da prefeitura, na oportunidade apresentaram solicitações e propostas que envolvem o hospital municipal para agilizar sua reabertura e novos investimentos para o Hospital Regional da cidade.
De acordo com o superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Andrés Alonso, presente na reunião, a repactuação dos serviços hospitalares oferecidos pelas duas unidades foi o tema central. “O intuito é reorganizar a rede de saúde em Conceição do Coité, tornar o hospital municipal referência em obstetrícia e maternidade, além de fortalecer o hospital regional para os atendimentos em clínica médica e cirurgia geral, principalmente, as de urgência e emergência”. Alonso também informou que ficou acordado que a Sesab irá ceder equipamentos hospitalares, como camas para centros de parto normal.
O prefeito Assis falou ao secretário Solla que um dos compromissos firmado com a comunidade coiteense durante a campanha, foi que todas as mulheres de Coité iriam dar luz aos seus filhos na cidade de Coité. “Saímos satisfeitos da audiência com Jorge Solla, ele inclusive esteve em Coité no último comício nosso e ouviu a nossa proposta neste sentido e estamos prestes a honrar 100%. Toda criança vai nascer em Coité. Estamos firmes nesta luta e vamos honrar nosso compromisso”, concluiu o prefeito.
O vice-prefeito Alex Lopes, externou sua preocupação com o atendimento na área de ortopedia e solicitou que houvesse por parte do estado uma parceria neste sentido e citou como exemplo o grande número de acidentes envolvendo motos, principalmente nos finais de semanas e boa parte das vitimas são transferidas para Feira de Santana ou Salvador. “Entendemos ser de extrema importância este serviço e iremos lutar por isso”, falou Lopes.
Da redação CN