A prefeitura de Valente comprou até o mês de Junho deste ano 51% de produtos da merenda escolar oriundos da Agricultura Familiar. Agora, a prefeitura está investindo em assistência técnica para profissionalizar os agricultores. Com esse objetivo, a Diretoria do Empreendedorismo e Economia Solidária do município em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizou nesta segunda-feira (19), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valente (STRAF), um curso de capacitação e elaboração do planejamento estratégico da União das Associações Comunitárias (UAC), principal fornecedora de produtos da Agricultura Familiar.
O prefeito Ismael Ferreira esteve presente na abertura dos trabalhos, e levantou a importância do planejamento no momento em que se vive a economia moderna baseada no conhecimento. Para Ferreira, é preciso conhecer o contexto da gestão para gerir melhor a sua produção e a renda do agricultor familiar. “A nossa proposta é aumentar ainda mais o percentual de compra dos produtos da Agricultura Familiar. Isso significa que estamos gerando mais emprego e renda para o homem do campo”, alertou.
De acordo com o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e consultor do SEBRAE, Antônio Argolo, que está ministrando o Curso, esse planejamento acontecerá em dois ou três encontros com os agricultores membros da UAC. A elaboração do plano gira em torno de cinco tópicos principais:
– Produtos agrícolas;
– Industrialização e agregação do valor dos produtos da agricultura familiar;
– Comercialização da produção;
– Políticas Públicas relacionadas à agricultura familiar;
– Gestão das Associações.
Para a Diretora de Empreendedorismo e Economia Solidária do Município, Tânia Rios, a fim de otimizar os processos e reduzir a margem de erro, superando as expectativas do mercado, está sendo trabalhado com todos os grupos produtivos envolvidos nessa comercialização, o conhecimento de todo o processo para a Administração Estratégica para que, a partir disso, eles conheçam o mercado e a sua lucratividade.
A partir desse trabalho de capacitação e profissionalização do processo de produção, beneficiamento e comercialização, será potencializada a ampliação para o cenário de mercado institucional, como a merenda escolar, Programa Aquisição de Alimentos e também para o comércio regular, a exemplo de supermercados.
Antônio Argolo alerta que existem grupos de empresários urbanos próximos aos grandes centros de consumo como Feira de Santana e Salvador que estão comprado a produção da agricultura familiar, beneficiando e comercializando. Quer dizer, estão tirando o emprego e a renda da base de produção das comunidades rurais. E esse planejamento visa, justamente, capacitar esses produtores agrícolas para que eles próprios façam esse beneficiamento.
O próximo encontro será dia 09 de setembro das 8h às 16h no auditório do STRAF.
Fonte: ASCOM PMV