Na noite de sábado (03),a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Riachão realizou no Clube Lyra 8 de Setembro, o Concurso para escolha do Hino Municipal. Foram 10 concorrentes, o hino vencedor é de autoria do falecido professor Zé Reis, a composição foi defendida pelo cantor e compositor Joselito Soares:
“Me emocionei bastante no momento da apresentação, lembrei do professor Zé Reis pedindo-me pra gravar, segundo ele, ficaria bom em minha voz. Foram muitas composições bonitas, fico feliz e honrado, mas confesso que não esperava, embora o hino, seja realmente, belíssimo”, revelou Soares.
De acordo com algumas pessoas presentes no Clube, este hino já era cantado pelo professor em sala de aula.
“Me lembro do professor Zé Reis dizendo pra gente que se esta composição virasse um dia, oficialmente, o hino do município seria para ele uma honra”, lembrou nostálgica a vereadora Catarina Roma, ex aluna do professor.
Antes de ser anunciado o resultado, o diretor de Cultura, Amarílio Soares (Tio Lio) pediu aos jurados que fizessem suas considerações sobre a seleção, ressaltando os critérios exigidos pelo Edital do Certame.
Parecer do Jurados
De acordo com os jurados, embora todas as composições tenham um teor poético, algumas delas, não se enquadraram nos rigores exigidos para que se elevassem à condição de hino.
O Concurso foi composto por cinco jurados, o escritor e ex vereador José Avelange, o advogado e também ex vereador, Dr Simão, o maestro da Filarmônica Lyra 8 de Setembro Juarez, a historiadora e professora Marinélia Souza, e o músico Antonio Reinaldo (Reizinho)
A prefeita Tânia Matos entregou ao vencedor a quantia de R$ 1 mil, que foi ainda, adicionada com outras premiações de empresários locais. A organização do evento convidou a família do professor Zé Reis,para receber a premiação das mãos da gestora Tânia Matos, que antes lembrou:
“Esta é apenas uma gratificação simbólica, pois o valor deste hino é bem maior, gostaria de aproveitar e dizer que a Secretaria de Educação e Cultura está de parabéns, e que este era um sonho meu, um sonho de Lio e de muitos de nós, quando sonhamos juntos é assim, vira realidade, parabéns a todos” finalizou a prefeita.
Para a secretária Ana Rita Rios este é mais um evento que traduz o engajamento da equipe de Educação e Cultura em prol do resgate da identidade cultural do povo jacuipense.
Os jurados também parabenizaram a iniciativa e preocupação da atual gestão em realizar um evento deste porte, além da sensibilidade com a oficialização do Hino Municipal.
“É de grande importância a realização deste evento, isso mostra a preocupação da atual gestão com a nossa história, é o que vamos deixar para os mais novos, isso é muito importante” defendeu Dr Simão.
O diretor de Cultura, Amarílio Soares (Tio Lio) enfatizou também a importância de se realizar em todo município mais eventos culturais, lembrando que, embora não se tratasse de nenhum evento de arrocha ou outro estilo parecido, o Clube estava cheio, e isso, “lhe deixou muito satisfeito”, disse ainda: “Após 135 anos de emancipação política estamos elegendo o nosso Hino oficial, isso é um marco histórico em nosso município”, concluiu o diretor.
O evento contou com a presença de boa parte dos secretários do município, além de vereadores, professores e demais populares jacuipenses.
ASCOM/Prefeitura