Moradores da Rua Hidelbrando Cirino, conhecida Rua do INSS, estão se mobilizando para ingressarem numa ação no Juizado Especial Cível, contra a Companhia de Eletricidade da Bahia- COELBA. O motivo é a sequência de apagões que vêm ocorrendo, não somente na referida rua, como praticamente em todo o Bairro.
O último episódio aconteceu na tarde de domingo, 08, na oportunidade ocorreu interrupção em praticamente toda cidade, de tanto sofrerem com a falta de energia a população imaginou ter ocorrido só no bairro. Cerca de uma hora depois da interrupção o sistema foi restabelecido para grande parte da população, porém para o setor que sempre vem sendo prejudicado, havia sido desarmados duas canelas da rede e precisaram mais uma vez ligar para a Central de Atendimento, que só chegou quando as pessoas já iluminavam as casas com a luz de velas.
Segundo os moradores, a queda de energia no último domingo por coincidência ocorreu em outras áreas da cidade, “mas é muito comum à queda por aqui, sempre do meio da tarde em diante, e esse problema começou a acontecer de uns noventa dias para cá, quando foi ampliada a rede elétrica para outras ruas adjacentes”, revelou o morador Alexsandro Guimarães.
A situação de Edmari Carneiro, ela que chegou recentemente a rua e instalou um salão de beleza, “como encontrei a casa com uma frequência de queda de luz, imaginei ser um caso isolado, mandei trocar toda fiação e até o poste, mas o problema continuou e só depois de conversar como os vizinhos, fui informada dessa irregularidade que vem ocorrendo”, lamentou. Ainda segundo Edmari além de faltar energia demora bastante para que a empresa mande realizar o concerto. “Na penúltima vez que faltou, ficamos sem energia das 13h às 21h, para mim é um prejuízo enorme, já que preciso de energia em meu salão”, desabafou a empresária.
COELBA já indenizou morador
A empresa já deve ter conhecimento da causa, porém parece está tentando resolver as consequências, essa é a opinião do morador conhecido por Junior, que já perdeu um receptor de TV parabólica e um carregador de Notebook,”eles já me ressarciram dos prejuízos, mas não acho que basta, todos nós aqui queremos é uma solução definitiva para o problema, pois aqui estamos visualizando duas canelas que cairiam, um eletricista chega, coloca a escada, encaixa a canela novamente e a energia retorna, passado um três dias depois nova queda de energia e a gente nessa rotina”, criticou o morador.
Os moradores disseram ainda que, quando ocorre a queda da energia o alarme do INSS dispara e o barulho só acaba quando a bateria que alimenta o aparelho descarrega, causando irritação principalmente a vizinhança.
Por: Raimundo Mascarenhas