Com o show do cantor Nani Azevedo, encerrou ás 23h de segunda-feira (23),o segundo dia da 24ª Semana da Cultura Evangélica de Conceição do Coité, feriado municipal dos Evangélicos. As atividades vão prosseguir até quinta-feira (26), com atividades na sede do templo central da Igreja Assembleia de Deus,do bairro da Rodoviária e nas comunidades de Santa Rosa e Salgadália.
Com um estilo simples,Nani Azevedo conquistou o público que lotou a Praça do Mercado e segundo o pastor Álvaro Santana,da Igreja Batista Amor de Cristo, com sede em Feira de Santana, que fez parte de um grupo de evangélicos que fretou um ônibus para participar do evento, não há duvida que a partir dos seus louvores de exaltação e engrandecimento ao nome do Senhor,vidas foram restauradas e transformadas “para a honra e glória do Criador”.
Ao falar para o CN, Nani lembrou que são duas décadas de trabalho e ao longo do tempo tem desfrutado o mover do Todo-poderoso em seu ministério e como reconhecimento ao seu compromisso e à sua dedicação para propagação do Reino de Deus, recebeu o Troféu Talento, um dos mais importantes prêmios da música cristã. Ele também foi premiado como Cantor Revelação.
Além de cantor, Nani Azevedo é compositor, responsável pela maioria das musicas gravadas. Ele disse que o louvor faz parte da sua vida desde a infância e para alcançar a projeção nacional, percorreu um longo caminho com perseverança e confiança nas promessas do Criador. Durante 01h30, ele apresentou musicas conhecidas do público a exemplo de Bendito Serei Excelência,Sou Curado,Restauração diversos Hinos Inesquecíveis e do seu último trabalho gravado, “A Última Palavra”.
Antes da apresentação de Nani Azevedo, Élson de Assis, membro da Igreja Assembleia de Deus em Caetés,Bonsucesso,Rio de janeiro,a mesma ao qual pertence Nani, foi o responsável pela pregação oficial, ele que é considerado o pregador brasileiro mais agendado nesses últimos anos, tanto no Brasil quanto no exterior,É também ministro da palavra,pregador pentecostal genuíno, fundador do Ministério Palavra & Fogo, a serviço do Reino,levando a palavra e o fogo para alcançar nações.
O evento conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretária de Comunicação e Relações Institucionais e foi coordenado pela Ordem dos Ministros Evangélicos de Conceição do Coité, sob a presidência do Pator Gilson da Igreja do Evangelho Quadrangular. Segundo o secretario de Comunicação,Valdemi de Assis, o prefeito Francisco de Assis autorizou que todo apoio fosse dado ao evento, pois os evangélicos coiteenses vêm construindo no município,com a divulgação de valores que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas e ainda é uma forma de expressividade dos protestantes,que representam uma parcela significativa da sociedade e não participam de outros eventos locais.
Um dos coordenadores do evento,ex-presidente da Assembléia de Deus de Conceição do Coité advogado Cléber Couto antes de passar o microfone para o pregador Élson Assis chamou a atenção do grande público, e também das autoridades que assistiram as apresentações em um camarote montado ao lado do palco, ocupado pelo prefeito Assis e o vice Alex e suas respectivas esposas, secretários, além de outros religiosos, para a importância de uma festa como a que homenageia os evangélicos. Segundo ele, mais de sete mil pessoas prestigiaram as atividades da noite de segunda-feira, ao tentar despertar para a diferença do ato religioso para as festas “mundanas” ele perguntou:tem algum segurança ai ao seu lado? A polícia precisa circular no meio dessa multidão,tem alguém vendendo bebida alcoólica ai?” Questionou.
Para o CN ele disse ainda que teve custo baixo também em comparação as outras festas, cerca de R$ 50 mil foi o investimento da Prefeitura.
Cléber aproveitou para criticar a grande mídia que segundo ele não tem interesse de mostrar o crescimento do evangelismo e seus grandes atos,se referindo a um evento recente que ocorreu em Brasília onde reuniu 100 mil pessoas e os meios de comunicação de massa não mostrou.”Apenas um canal exibiu 2 minutos”, lamentou.
Saiba mais sobre a semana dos evangélicos em Coité – A Semana dos Evangélicos foi idealizada oficialmente em 1989 pelo então vereador Valdemí de Assis (Mitinho), que promoveu durante alguns anos, uma semana de atividades, porém não havia uma data fixa de feriado no calendário, foi quando a então vereadora Maria Eugênia (Geninha) apresentou o projeto de Lei de nº 178 de 15 de Novembro de 1997, aprovado pelos vereadores. As festividades da Primeira Semana se efetivaram da seguinte forma: cada igreja se responsabilizou por dirigir o culto num dia da semana em seus próprios templos, embora com a participação ativa de todas as denominações evangélicas, e no Sábado e Domingo o culto se realizou na Rua João Benevides, com a presença da cantora Thalyta, do Pr. Martinho Damião, da Banda de Música Lira de Israel de Vitória da Conquista.
Em 22 de agosto de 2005, reuniu-se pela primeira vez os pastores presidentes de denominações com o objetivo de gerar uma comunhão permanente, além da festa da Semana dos Evangélicos. Foi fundada a OMEC visando dar continuidade ao trabalho que foi iniciado pelos pastores pioneiros. A ordem tem organizado durante todo esse tempo a Semana dos Evangélicos, mantendo a tradição e cultura do evento.
No ano de 1997, foi criado o feriado dos evangélicos, no dia 23 de setembro, exatamente na data que encerra a semana. Tornou-se, portanto, um evento oficial dos evangélicos da cidade de Conceição do Coité, sendo exemplo depois para as cidades da região como Retirolândia, Queimadas, São Domingos, Valente, Água Fria, Serrinha, Barrocas, Nova Fátima, Santa Luz, dentre outras.
Da redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas