Os católicos celebram o dia da bíblia no último domingo de setembro, em coincidência com a memória de São Gerônimo, que foi o tradutor da Bíblia para o latim. Sua obra é conhecida com o nome de Vultagta. Ele viveu no final do século IV e sua tradução foi a bíblia oficial da Igreja católica durante muitos séculos. No Brasil, além desse dia, os católicos dedicam, em modo especial,todo o mês de setembro à leitura e estudo da Palavra de Deus.
Em Conceição do Coité centenas de fieis de todas as comunidades eclesiais de base se concentram no Ginásio de Esportes onde houve a acolhida às 08h, em seguida participaram da celebração com o padre Alexandre,e, após a missa aconteceu um encontro com todas as comunidades da sede e zona rural para discutir o tema que durou até às 15h.
Os participantes do encontro saíram em procissão às 15h30 ao som da Banda Católica Manto Azul liderada pelo vocalista André que animou a multidão.
De acordo com a Irmã Geralda Chaves esse foi o primeiro encontro nessa magnitude na Paróquia Nossa Senhora da Conceição quando reuniu núcleos de toda zona rural e sede municipal, quando encerram o mês de setembro que foi dedicado ao estudo bíblico no evangelho de Lucas. Ainda segundo a religiosa, esse dia deve ser comemorado por todas as religiões que têm as escrituras sagradas como exemplo a ser seguido.
O que pede a Irmã Geralda é praticado pela senhora Marineide de Lima Rocha, 50 anos,(dest.) moradora do Distrito de Bandiaçu, segundo Marineide a bíblia faz parte de sua vida todos os dias e é nas escrituras sagradas que ela se baseia para aconselhar seus filhos e pessoas que fazem parte dos movimentos de igreja de Bandiaçu, segundo ela foi muito proveitoso a participação do povo nesse dia, “mas o que me deixou triste foi a pouca participação do povo de Bandiaçu, temos mais de cem pessoas que participam ativamente dos movimentos por nossa comunidade e no entanto só tem eu aqui e essa amiga Inês Edvirgens, outra pessoa veio para a missa pela manhã”, lamentou e concluiu: ” a gente fica triste que quando é uma festa do mundo que não agrada Deus as pessoas se movimentam e sai quando tem uma atividade dessa para falar da palavra de Deus pouca gente aparece”.
O padre Charles Santana (esquerda) ao usar o microfone agradeceu a padre Alexandre por ter celebrado e acompanhado o encontro e disse que estava feliz por ver aquele movimento que foi sonhado no inicio do ano na assembleia geral, para o vigário que é pároco da cidade, esse encontro seguido de procissão ao som de um trio com a animação da banda Manto Azul era também uma caminhada pela paz e para as famílias.
O momento foi tão emocionante que estava previsto um percurso somente até a igreja matriz, mas como o vocalista André lembrou do Bloco Manto Azul os católicos circularam cantando e dançando com a bíblia na mão todo percurso feito por um trio elétrico no período de micareta,inclusive os religiosos já fazem parte da festa popular levando paz e alegria às ruas.
Por: Raimundo Mascarenhas