Na tarde desta sexta-feira (20) ocorreu, em Itabuna, com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, o ato de instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no distrito de Ferradas, onde funcionará a reitoria da nova universidade.
A deputada Fátima Nunes, empenhada com a causa da educação na Bahia, presente na ocasião, parabenizou os governos e salienta a importância da instalação da universidade para o Estado. “Investir na educação é a melhor forma de garantir retorno a médio e longo prazo à sociedade. Parabenizo essa importante parceria, entre os governos estadual e federal a qual possibilitou a realização desse sonho. Com isso será promovido o desenvolvimento de toda região, pois os alunos terão a oportunidade de se aprimorar na carreira acadêmica e melhorar a formação moral, intelectual e tecnológica”, disse.
A Universidade vai funcionar com campus distribuídos em três municípios do Sul e Extremo Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja autorização se deu através da Lei nº 12.818/13. A Sul do Estado: campus Jorge Amado, em Itabuna; campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, e campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas.
Na solenidade também foram assinados termos de cooperação técnica entre a UFSB e as Secretarias Estaduais de Educação (SEC), de Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para dos campus. A instalação da UFSB vai gerar 1.200 empregos diretos, sendo 617 viabilizar o funcionamento docentes da carreira de Magistério Superior, 242 servidores de nível superior e 381 funcionários federais Técnico-Administrativos em Educação.
O ingresso dos alunos na nova universidade se dará através de Bacharelados Interdisciplinares (BI), com acesso via Enem/SISu ou da Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Cuni) instalados nos municípios de maior porte da região Sul. Para acesso à Rede Cuni, o Enem será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, em cada município. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2014.
Fonte ascom parlamentar* Fotos: Secom; Cristiano Cruz de Ilhéus