Em entrevista ao CN, o prefeito de Monte Santo, Jorge Andrade (PP), comemorou a concretização de dois projetos de infraestrutura, que, em sua opinião, irá provocar o crescimento econômico de Pedra Vermelha, o maior do distrito de Monte Santo e sede regional de uma área correspondente a 1.500 km² do município onde estão situadas mais de 40 comunidades de pequenos, médios e grande porte, a exemplo de Itapicuru, Alto Alegre e Horizonte Novo.
O prefeito disse que Pedra Vermelha está ente os distritos em processo de emancipação e tem todas as condições para ser uma cidade e, o asfalto do trecho que liga a sede de Monte Santo e o sistema de abastecimento do projeto água do sertão vai alavancar o progresso e a alto estima da população, que vem lutando para recuperar os efeitos provocados pela maior seca dos últimos cinquenta anos na região.
Outro ponto que chamou atenção da equipe do CN é quantidade de veículos encontrados durante o percurso até a sede do Distrito de Pedra Vermelha, cerca de 30, dentre eles muitos caminhões de transportadoras.
O progressista conhece bem a região e destacou a importância regional da estrada, que, além de beneficiar Pedra Vermelha, irá diminuir a distancia para Senhor do Bonfim, uma das mais importantes cidades da região nordeste do estado e facilitará o acesso para Uauá. Ele lembrou também que estrada irá aquecer o comércio, que tradicionalmente é forte para o porte da comunidade, pois conta com seis lojas de material de construção, cinco farmácias, grandes supermercados, postos de gasolina, academia de ginástica, muitos mercadinho que comercializam produtos de alimentos e limpezas, além de várias lojas de outros seguimentos.
As máquinas da empresa Patrol chegaram ao município no inicio da semana e é visível o trabalho de desmatamento, remoção das cercas e produção das manilhas que serão utilizadas na obra. O trecho de 24 km custará ao cofre do estado R$ 16 milhões e, segundo o contrato, a empresa terá 300 dias para sua conclusão, inclusive o alargamento de duas pontes.
Jorge falou também que a obra foi uma promessa de campanha, cuja solicitação foi feita ao vice-governador e secretário de infraestrutura do estado Otto Alencar durante a convenção que homologou seu nome como candidato a prefeito. “Cumprindo nossa palavra, lutamos e Otto honrou com o que disse na convenção. Estamos satisfeito com Dr. Otto, com o governador Jaques Wagner, pois só sabe a importância quem trafega diariamente por ela”, falou Jorge Andrade enquanto mostrava à equipe do CN a foto do momento em que era apresentado o mapa do trecho ladeado por Saulo Filinto, diretor presidente do DERBA.
A estrada, com a cara do sertão, já inspira cuidados nesta fase inicial da obra, pois é grande o número de animais soltos, na maioria os jumentos e a quantidade de curvas e lombadas. Ela também promete é uma das mais bonitas do estado pela posição geográfica margeando as tradicionais serras do Monte Santo, a exemplo da serra do Jabucunan.
O agropecuarista João Egnaldo Oliveira, conhecido por Dadau, residente na Fazenda Mossego, distante 06 km da sede de Monte Santo, festejou o inicio da obra, cedeu o terreiro da fazenda para implantação do acampamento e, olhando para céu, falou que “o progresso estava chegando, em especial o sonho da estrada que virava realidade”.
Sistema de abastecimento d’água
Ao mesmo tempo que começou a obra de construção do asfalto, Pedra Vermelha também será beneficiada com o sistema de abastecimento de água do projeto água do sertão orçada em R$ 92 milhões, recurso liberados pelo Orçamento Geral da União e pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Este recurso foi disponibilizado através do contrato firmado entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal e vai ser implicando na ampliação e melhorias dos sistemas de abastecimento de água das localidades que foram atingidas pelos efeitos da estiagem no biênio 2011-2012 e em Monte Santo vai atender as comunidades de Contendas, Lajinha, Terra Rica, Laje, Villa Nova, Poço Salgado, Mandassaia, Lagoa do Saco e Pedra Vermelha.
Enquanto a obra está sendo construída, é visível no centro do distrito de Pedra Vermelha e na zona rural o esforço das mulheres para carregarem água em latas. No Centro da comunidade existe um poço artesiano, mas a água é muito salgada e, segundo a dona de casa Maria Santos Lima, 62 anos, mãe de cinco filhos, a disputa por balde é muito grande a fila é enorme.
O vereador Menilton Miranda Lopes (PSD), também comemorou as duas conquistas da comunidade e considerou todas muito importantes, porém conhece perfeitamente a luta pela água na região, pois tem um carro-pipa que atende aos munícipes e que trabalha, segundo ele, sem exagero, 18 horas por dia.
O presidente do PSD, Ubiratan Macedo Costa, “Tam”, que também coordena a defesa civil no município, acredita que vida de todas as pessoas das comunidades beneficiadas pelo programa água do serão vai melhorar inclusive esta ação se estende as outras comunidades do município, pois a gestão publica vai organizar melhorar a politica de abastecimento d’água, que através de carros-pipas, que considerou um paliativo, perfuração de poços artesiano e a elaboração de projetos para ampliação do água para todos.
O secretário de finanças de Monte Santo, Jorge Andrade Filho, “Jorginho”, acompanhou de perto toda tramitação para que este projeto chegasse ao município e demonstrando conhecimento sobre o assunto, disse que o governo foi muito feliz ao elaborar o “Águas do Sertão”, com perfuração e implantação de poços tubulares, adutoras e subadutoras, reservatórios, estações elevatórias, redes de distribuição e ligações domiciliares.
Da redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas