A sexta-feira (13) foi festiva em Conceição do Coité com a reabertura do Hospital Municipal, antes chamado de Almir Passos e “Hospital Novo”. O ato de reinauguração ou inauguração do novo sistema de atendimento, já que será direcionado a mulher gestante desde o principio da gestação ao parto, contou com a presença além do prefeito Assis, Alex vice e secretário de Saúde de Conceição do Coité, demais secretários e vereadores, do suplente de deputado federal Emiliano José e o secretário estadual de Saúde Jorge Solla.
O sol estava muito forte quando a comitiva chegou ao hospital por volta das 11h30 depois de uma carreata puxada por um carro de som pelas ruas da cidade, apresentando mais quatro veículos Fiat Uno que serão entregues aos povoados, dois caminhões de lixo, e mais uma retroescavadeiras, o carro de som também serviu de palanque para os discursos das autoridades para um grande público que ocupou toda área externa do hospital que voltou ao comando do governo local por decisão da Justiça.
O secretario Alex Lopes disse ter ficado muito satisfeito por chegar esse momento que a população esperava com tanta ansiedade, segundo ele desde quando foi empossado ao lado de Assis não ficou um só dia sem se mobilizar em prol da reabertura do hospital. Alex reconheceu o empenho do secretario Jorge Solla para esse sonho está se realizando,“Acabou esse negócio das mulheres terem que pagar para fazer partos que não sejam naturais. Antes, ou elas pagavam ou eram obrigadas a ir a Feira de Santana ou Salvador. É uma conquista importante. Um passo decisivo nesse processo de transformação pelo qual passa Conceição do Coité na área da saúde, aqui cada uma que chegar em processo de parto será encaminhada para um apartamento com toda estrutura para o parto,podendo ter a mãe, o esposo ou outra pessoa como acompanhante”, destacou o secretário.
O prefeito Assis iniciou seu discurso pedindo desculpas por não ter colocado em prática o que havia prometido já no seu primeiro dia de governo, ou seja, não deixar nenhuma mulher sair de Coité para dá à luz fora de sua cidade.Mas não tivemos condições de cumprir e só hoje 13 de setembro estamos honrando esse compromisso, pois não foi fácil esses primeiros seis meses, melhorou um pouco de julho para cá, ainda é muito difícil, mas com uma aplicação honesta dos recursos vamos colocar em pratica o que planejamos para uma Conceição do Coité muito melhor”,falou o prefeito.
Aproveitando a presença do diretor do Hospital Regional Enéas Araújo Ramos, Assis fez questão de agradecer a ele por esse longo período atendendo toda população, principalmente antes de ser empossado, pois segundo ele não havia nenhum repasse por parte do município.O reconhecimento de Assis veio depois que Enéas informou que antes do fechamento do hospital atendia em média 30 pessoas por dia, e depois, atuando sozinho aumentou para aproximadamente 150, o que tornou uma situação inviável.
Assis fez questão de frisar que não haverá concorrência entre os hospitais, pois cada um terá atendimento distinto e o mais importante é que a população seja bem assistida.
O secretario Jorge Solla destacou a implantação do atendimento do Hospital Municipal exclusivo a mulher gestante, segundo ele o parto é especial e a gestante merece um local tranquilo que não concorra o espaço com acidentados, ou infartados.O secretario garantiu que o Governo da Bahia tem avançado na linha do parto normal, parto humanizado, “ter um hospital com essa finalidade em um município é muito importante e Conceição do Coité está de parabéns por ser pioneiro na região do sisal”, ressaltou Solla que prometeu investir em mais equipamentos e disse também que Coité pode contar com apoio da SESAB.
O hospital terá 40 leitos e contará com equipamento de ultrassonografia, Centro de Parto Natural e apartamentos individuais para as mães e bebês, inclusive com incubadoras. Ou seja, a partir de agora, as mulheres coiteenses que não tiverem condições de pagar por um parto de risco terão à disposição um equipamento público de qualidade, com atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Da CN / fotos: Raimundo Mascarenhas