As médicas cubanas Dámara Morejón e Dania Marquez, designadas pelo programa federal Mais Médicos para os postos de saúde das localidades de Tapuio e Barreira, no município de Araci, na região do Sisal, na Bahia, chegaram à cidade na tarde desta segunda-feira (23), acompanhadas do secretário estadual da Saúde Jorge Solla e outras autoridades. De Araci, o secretário segue para Tucano, onde outros três médicos vão atuar.
Em Araci, as médicas fizeram uma visita a um dos postos de saúde da cidade, com a mesma estrutura que vão contar para exercerem a profissão. “Os postos são bem distribuídos e estão preparados para que a gente trabalhe com eficácia. As condições para o atendimento à população já estão criadas”, disse Dania.
A comerciante Ana dos Santos, moradora de Araci, tem dois filhos e gostou quando viu as médicas chegarem para a visita ao posto de saúde. “As pessoas vão ser mais bem atendidas, porque quando a gente precisar vai encontrar os médicos à nossa disposição”.
Dedicação – Para a médica Dámara, o carinho da população já era esperado. “Sempre existe uma ansiedade, mas nós estamos preparados para enfrentar o desafio com muito amor e dedicação”, declarou. O prefeito de Araci, Antônio Carvalho disse que as duas localidades onde as médicas vão trabalhar ficam a cerca de 40 quilômetros da sede do município e reúnem cerca de dez mil moradores.
Para ele, a chegada das duas médicas é importante para o município que não estava conseguindo profissionais para preencher as vagas. Após o almoço e a visita ao posto, as médicas participaram de uma solenidade de boas vindas na Câmara de Vereadores de Araci.
Outros municípios
Os 57 profissionais do programa federal Mais Médicos que atuarão no interior baiano foram encaminhados, nesta segunda-feira, aos municípios onde vão trabalhar. Eles partiram pela manhã, da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, em Salvador, após uma coletiva de imprensa concedida no auditório do órgão, pelo secretário Jorge Solla, que acompanha dois grupos, até os municípios de Araci e Tucano.
Outros dois médicos estrangeiros vão atuar em Salvador, totalizando 59 profissionais do programa disponibilizados para a Bahia, dos quais 29 já estão credenciados para atuar no Brasil, inclusive os cinco que vão atender à população de Araci e Tucano.
Registros provisórios – O secretário Jorge Solla afirmou que a Bahia é o estado que conseguiu maior número de registros provisórios já liberados para que os médicos estrangeiros comecem a trabalhar no Brasil. “Quase a totalidade das pendências está sendo saneada, e os demais registros serão concedidos o mais rápido possível”.
A secretária estadual das Relações Internacionais, Suzana Sá, destacou que os médicos estrangeiros, trazendo conhecimento e experiência, “estarão contribuindo para superar as dificuldades e carências que estamos vivendo”.
Fonte: SECOM/fotos: Portal Folha