O PV baiano tenta convencer o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, a entrar de cabeça num projeto para torná-lo pré-candidato ao governo do estado. Em reunião, Viana permitiu que se sondasse a viabilidade política da operação.
Oficialmente, ele admite apenas o convite de filiação. “Não aconteceu (a filiação), pode ser que aconteça”, disse. O advogado tratou a candidatura, por hora, como “boato”.
O fato é que Ivanilson Gomes, ex-presidente estadual do PV e atualmente secretário de Sustentabilidade de Salvador, já comunicou ao prefeito ACM Neto as intenções do partido.
Neto considerou a movimentação do aliado legítima. Os verdes sabem da chance remota de furar a fila oposicionista que tem Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM). Mas, em tempos de manifestações, avaliam haver campo para a candidatura de um novato na política. Tentaram e não conseguiram Eliana Calmon. Agora miram em Viana, que ganharia visibilidade nas inserções de TV do partido para ver como aparece nas pesquisas.
Segunda via
A proposta feita a Viana é a de que, caso pontue bem, pode buscar viabilizar-se como uma candidatura alternativa de oposição. Precisa, todavia, conquistar apoios de outros partidos e dinheiro.
Caso nada disso ocorra, o PV apoiará o candidato principal do bloco e ele pode seguir sua vida. O advogado tem a seu favor que, com a agora provável candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) ao governo, a definição da disputa ainda no primeiro turno fica mais difícil.
Oportunidade
No PV, a vice-prefeita, Célia Sacramento, está decidida a buscar um mandato parlamentar. Ela avalia que não tem vaga garantida na chapa de reeleição de Neto e mira a Câmara dos Deputados, mas depende de uma boa coligação proporcional para bater o martelo. O vereador Marcell Moraes também vai pra eleição do ano que vem. Está decidido a disputar vaga na Assembleia e prepara material de campanha. Já tem bom estoque de fotos com cachorrinhos.
Carro longe do Carnaval
A prefeitura está em fase de contratação de uma consultoria para estudar as melhores alternativas de retenção de tráfego e bolsões de estacionamento para o período do Carnaval. Está certo que se adotará modelo de perímetro como foi na Copa das Confederações.
Na Barra, por exemplo, carros ficarão retidos logo no início da Avenida Centenário. Só passarão ônibus, táxis e vans. Quem for de carro, para num dos bolsões e segue de ônibus.
O definitivo e o provisório
Mesmo com o tempo ainda instável, a prefeitura começou a fazer o trabalho definitivo no combate aos buracos. Começou ontem, às 22h, o recapeamento da Avenida Otávio
Mangabeira, entre o antigo Clube Português e a Boca do Rio. Esse asfalto tem que durar cinco anos. Por outro lado, publicou novo decreto de Operação Tapa-Buracos, válido até novembro, autorizando o pagamento adicional para quem trabalha à noite e aos domingos. O asfalto da operação, admite o secretário Paulo Fontana, dura, às vezes, apenas 15 dias.
Nós construímos um PT e agora querem nos entregar um PMDB fantasiado de vermelho – Ernesto Marques, candidato à presidência do PT-BA, em crítica à direção do partido.
Com informações do Correio*