Foi realizado na noite de terça-feira (17) na Sede do Sindicato dos Trabalhadores de Riachão do Jacuípe, a primeira Conferência do Partido Comunista do Brasil – PCdoB do município.
A conferência teve como objetivo eleger 15 membros da comissão executiva, a nova diretoria e escolher os delegados estadual e nacional, além de promover uma discussão entre os membros do partido, seus filiados e simpatizantes em geral e buscar, segundo a médica Gleide Márcia de Oliveira Souza, que presidiu a legenda por um ano, renovar e trazer ao PCdoB novos filiados, fortalecendo o partido com aqueles que estivessem voltados aos princípios éticos e do coletivo, ou seja, acima do individual. Atualmente 55 eleitores são filiados ao PCdoB, sendo 13 novos “Camaradas” como são tratados entre eles.
Em seu pronunciamento, Gleide Márcia lembrou que chegou a presidência do partido no momento eleitoral e tinha como objetivo construir uma “história nova” no município fazendo como que o PCdoB fosse o protagonista e desejava que estivesse frente do processo eleitoral pala história, pois era favorável a alternância de poder. Ela disse também que os comunistas brasileiros têm a consciência que para haver mudança de rumo é preciso uma política ampla e uma forte convicção mudancista. “É preciso agregar e mobilizar amplas forças políticas e sociais para este momento de construção e esta mobilização se dar no sentido de fortalecer o processo de mudanças e da consecução do novo projeto, conforme apresentamos em 2012 e continuamos a discutir com a sociedade”, falou a líder comunista;
“Quem é do PCdoB vota no PCdoB”, continuou Gleide. Agradeceu aos 8.938 votos obtidos na eleição de 2012, ou seja, correspondente a 44,06% dos votos válidos e desabafou dizendo que o período eleitoral é sempre o momento delicado, mas saiu do processo eleitoral de cabeça erguida.
Por ser médica, pediu tolerância aos companheiros de partido e a população pela ausência na cidade e justificou os plantões que assumiu em outros municípios por causa do exercício da sua função e pediu que lhe representasse nas comunidades e logo estaria fazendo um ajuste em sua agenda e forma há permanecer mais tempo no município.
Para Gleide, quem é do PCdoB vota nos candidatos do PCdoB, por esta razão externou que irá apoiar o deputado federal Daniel Almeida em sua reeleição e justificou, dentre tantos exemplo, a presença na campanha eleitoral de 2012 e a luta para reforma do ginásio de esporte.
No final, apresentou a chapa para comandar o partido pelos próximos anos, ficando eleito de forma unânime o vereador Franklin dos Santos Santana como novo presidente e ela ficou com vice-presidente. Na primeira secretaria de finanças foi eleito Luiz Paulo Dórea, Nicelma Jesus Santos, foi eleita segunda secretária de finanças e Joílson Miranda dos Santos, secretário de organização.
Ao apresentar Frank dos Santos, ele contou que foi difícil convencê-lo a filiar-se ao partido, pois foi submetido a uma sabatina e um intenso questionamento sobre a história do PCdoB e só depois de convencido, assinou a ficha de filiação, se candidatando a vereador e eleito com 689 votos.
O vereador Frank Santana, pediu apoio dos filiados para conduzir o partido e disse que pretende discutir política pública nas comunidades e com todos os segmentos da sociedade. “Vamos lutar pelo social”, garantiu o novo líder comunista.
No final, como os filiados de pé, todos cantaram a musica de autoria de Carrapicho, “Vermelho”, que começa falando “da cor do meu batuque tem o toque, tem o som da minha voz, vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão.”, que animou a campanha eleitoral de 2012.
O ex-prefeito Lauro Falcão (PMDB), esteve presente e falou do respeito que tem a líder do PCdoB Gleide Márcia e a apoiou em 2012 por entender que tinha o melhor projeto para o município. Ele também reconheceu o trabalho realizado pelo deputado Daniel Almeida em defesa do município e quando visitava Brasília era sempre recebido em seu gabinete.
Estiveram na conferencia do PCdoB, os vereadores Beto de Eny e Célio Roberto, presidente do PHS, suplente de vereador e membro do Diretório Sargento Bispo, Renivaldo Carneiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que é filiado ao partido, também esteve presente e disse que evento daquele porte era muito importante, pois reunia pessoas que se preocupavam com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Da Redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas