O vice-prefeito de Conceição do Coité,Alex Lopes,que também é membro da executiva estadual do PMDB, visitou no inicio da tarde de domingo (29) a cidade de Várzea da Roça, onde manteve contato com o ex-prefeito do município Lourivaldo Souza Filho, e na pauta, o fortalecimento do partido no território do Jacuípe. Loury, como é conhecido, é considerado um dos líderes do PMDB no território e, apesar de não ter sido reeleito, realizou uma gestão de destaque,de acordo com pesquisa popular que lhe credenciou receber o Prêmio Juscelino Kubitschek, honraria concedida aos 100 prefeitos Destaque do Brasil.
Loury disse ao CN que foi motivo de alegria em receber o Prêmio JK, pois sua administração foi reconhecida pelo trabalho visando às políticas públicas eficazes que sempre zelou a transparência de todos os atos administrativos. O prêmio JK “Juscelino Kubitschek” para os melhores prefeitos do Brasil reconhece a posição do prefeito como chefe do executivo na condução dos negócios do município e na comunidade local, ou seja, reconhece também suas responsabilidades,tanto do ponto de vista legal, como pelo fato de que é o principal depositário da confiança popular para a solução dos problemas do município.
Segundo Loury,foi um esforço muito grande durante os quatro anos para arrumar o município, diante das dificuldades encontradas em janeiro de 2009, quando assumiu a gestão. “Nada funcionava, os carros quebrados, o município inadimplente, enfim, problemas de todos os tamanhos e em toda ás áreas”, lembrou.
“Desde que o município foi emancipado e depois que passou a vigorar a lei da reeleição, não houve um só caso de prefeito reeleito e não creio que haverá, principalmente com o atual”, alfinetou o ex-prefeito. Loury comemorou o fato de não responder nenhum processo administrativo ou político e com o sentimento da missão cumprida, ele contou a história da transição, onde facilitou todas as informações, mandou que todos os computadores ficassem ligados no dia da transmissão do cargo, evitando comentários que os mesmos estivessem danificados todos os veículo foram limpos, revisados e os pneus trocados por novos, “permitindo assim que não houvesse descontinuidade administrativa”.
Loury falou ao representante do PMDB, que a maior obra a sua gestão foi o projeto do esgotamento sanitário, conseguida com muito esforço, tendo inclusive investido recursos próprios na elaboração do projeto para conseguir através da FUNASA, pelo PAC 2. O Esgotamento Sanitário está estimado em R$ 9.184.930,95 milhões de reais e apenas municípios na Bahia conseguiram alcançar esse recurso, ou seja, Santo Estevão e Várzea da Roça.
Ele contou ainda que a obra estava a todo vapor e a Empresa Executora – MRM chegou a contratar mais de 120 pessoas e ao deixar o governo 60% ficou pronta, mas depois de janeiro, houve um significante atraso. “Fizemos muito. A frota de veículos foi dobrada, foram calçadas diversas ruas, dentre elas, 100% de dois bairros e nós estamos conscientes que contribuímos com o desenvolvimento de Várzea da Roça”, concluiu.
Loury foi candidato a prefeito pelo PMDB na coligação “o trabalho vai continuar”, obteve 44,38% do voto válidos, ou seja, 3.491 votos e perdeu a eleição para o democrata Edemilton dos Santos Rios, conhecido por Dida, eleito pela coligação ”unida pelo Povo”, com 3.902 votos, correspondente a 49,60% dos votos válidos.
Alex Lopes ouviu atentamente o ex-prefeito Lourivaldo e disse ao CN que o mesmo é um exemplo de gestor e com alegria, é do PMDB, “o que orgulha o partido. Como chefe do executivo, o prefeito tem funções políticas, executivas e administrativas e a importância dessas funções e, portanto, do papel do prefeito resulta do fato de que ele não é apenas um funcionário, mas um agente político responsável pelo ramo executivo de uma unidade de governo autônoma e Como tal, o prefeito não é subordinado à outra autoridade, apenas à lei. Acatará a lei e os mandados judiciais, como qualquer autoridade e qualquer pessoa e Loury, além do destaque que recebeu com um dos cem melhores prefeitos do Brasil no mandato passado, faz a diferença, pois não responde nenhum processo, quer administrativo ou político”, falou Alex da Piatã, como é conhecido o vice-prefeito de Coité.
Segundo Alex, o partido se orgulha em ter Loury no seu quadro de filiados e este prêmio que reconheceu o desenvolvimento do município é público e confiável, pois criado com base nos princípios visando reconhecer o árduo trabalho exercido por diversos gestores em todo o Brasil e foi criado o Congresso Nacional de Prefeitos como forma de premiar os melhores prefeitos.
Em contato com o instituto que concede o prémio destaque JK, o CN foi informado dos critérios utilizados para pesquisa:
-Medidas que demonstrem sensibilidade e compromisso com metas assumidas de desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente.
-Empreendedorismo e dinamismo na adoção de medidas orçamentárias participativas.
-Resultados expressivos e gerenciamento estratégico, com adoção de boas praticas.
-Implantação de programas de capacitação.
-Elaboração de redes de proteção social.
-Ação efetiva de controle de gastos e transparência na aplicação dos recursos.
-Controle efetivo para a redução da mortalidade infantil e dedicação à saúde pública.
-Cumprir a lei de responsabilidade fiscal.
-Vocação educadora da administração no município.
-Executar metas nas áreas de saúde e educação.
Modo de Pesquisa:
-Fontes associadas à administração pública municipal, estadual e federal.
-Paginas Abertas de web governamentais.
-Tribunal de contas do estado.
-Portal da transparência.
– Publicação nos principais meios de comunicação (TVs, Rádios, jornais, web sites, blogs, entre outros).
Sobre Várzea da Roça, entre os critérios avaliados está o fato do município ter tomado medidas importantes na qualidade de vida da população na infraestrutura, no esgotamento sanitário, Programa Municipal de Pavimentação, onde em quatro anos, o município se destacou nesta área.
Da redação