O prefeito Francisco de Assis (E) e o vice e secretário de Saúde do Município de Conceição do Coité Alex Lopes estiveram na manhã de quarta-feira,30, visitando o bebê de Jalmira Francisco dos Santos,24 anos, moradora do Distrito de Salgadália. O motivo da vista foi pela marca atingida, pois foi a 100ª criança nascida no Hospital Municipal em apenas 45 dias.
O bebê se chama Marcos Henrique, nasceu de parto normal às 23h30 de terça-feira, 29, pesando 3,600Kg e medindo 52 centímetros, sendo o terceiro filho da mamãe Jalmira que disse que agora encerrou.
A nova estrutura do Hospital transformou-se numa Maternidade referência para fazer acompanhamento de pré-natal de alto risco, parto humanizado e cirurgias obstetras,talvez a principal meta do Governo prometido em campanha.
No Hospital a prefeitura oferece gratuitamente diversos serviços prioritariamente para atender a saúde da mulher. A unidade tem ultrassonografia, Centro de Parto Natural e apartamentos individuais com equipamentos modernos para as mães e bebês, inclusive com incubadoras.
O secretário de Saúde Alex Lopes disse que é motivo de muita satisfação, pois essa satisfação da mãe é ter passado por um parto tranquilo e confortável “é o resultado de nosso trabalho e de nossa luta.Encontramos o hospital fechado, hoje aberto prestando esse grande serviço, no passado próximo talvez seria mais uma transferência,para um coiteense nascer em Feira ou Salvador. Vale ressaltar que aqui está a disposição da mãe independentemente de calsse social,e não existe nada igual em nossa região”, garantiu o secretário.
Alex revelou que neste período apenas três crianças necessitaram de transferência, casos considerados de alto risco que precisou de UTI recursos que poucos municípios possui,”outro índice importante que a gente tem a colocar é que o Ministério da Saúde coloca como meta 30% de parto cesário,ou seja 70% precisa ser parto normal, e nós estamos cumprindo essa meta.
O prefeito Assis disse que fica feliz em ter contribuído para diminuir o sofrimento das mães coiteenses, pois “foi um compromisso de campanha que está sendo honrado,porque tornar a população satisfeita com o governo é a nossa meta.Muitas mães tiveram seus filhos dentro de um carro, ao serem transferidas de Coité para Feira de Santana, outras até hoje têm dividas porque tiveram que pagar por um parto cesário, inclusive no inicio do nosso governo isso acontecia, mas graças a Deus, com menos de 9 meses de gestão conseguimos resolver esse problema”, comemora o prefeito.
Da redação CN*Informações SECOM