Considerada pelos parlamentares como uma das mais importantes da história da Assembleia, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os serviços de telefonia no estado foi instalada nesta terça-feira (12), na sala das comissões da Casa. De acordo com o deputado Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e relator da CPI, os trabalhos serão iniciados na próxima semana. Os parlamentares devem estabelecer um cronograma de atividades, envolvendo algumas viagens para troca de experiências com outros estados onde foram instaladas comissões semelhantes, como o Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
O parlamentar afirmou que não poupará esforços para apurar possíveis irregularidades no serviço. “Vamos apurar os abusos cometidos e verificar as razões da má qualidade do serviço de telefonia móvel, fixa, internet e TV a cabo. Não vamos medir esforços para garantir o direito dos consumidores”, disse.
A formação da CPI foi fruto de acordo entre a bancada governista e a minoria. Os deputados destacaram a importância da convergência de interesses. “Talvez essa seja a CPI mais importante da história dessa Casa e aquela com maior consenso entre governo e oposição”, destacou o líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT).
A CPI será presidida pelo deputado Paulo Azi (DEM) e terá como vice-presidente, o deputado Mário Negromonte Júnior (PP). “Acredito muito no resultado dessa CPI. Fiz questão de indicar os dois parlamentares mais experientes da nossa bancada para compor o colegiado”, frisou o líder da oposição, Elmar Nascimento (DEM).
Fonte: ASCOM Joseildo Ramos / Fotos: Rogério Rocha