O prefeito de Conceição do Coité Francisco de Assis (PT) depois de reunir centenas de pessoas no Centro Cultural Ana Rios de Araújo, no inicio deste mês de novembro,a fim de realizar prestação de contas do seu Governo,voltou a realizar o mesmo programa na noite de sexta-feira,22, desta feita no Clube da Adecosal no Distrito de Salgadália. Durante a Audiência Pública apresentou a proposta do OP – Orçamento Participativo do Governo.
O evento denominado Encontro com o Prefeito é realizado uma vez por mês no Centro Cultural e agora terá plenárias nas comunidades e “esta é uma oportunidade para lançarmos o que pretendemos fazer, em 2014, na construção do Orçamento Participativo”, declarou Assis.
É um programa que visa a participação cidadã na discussão, elaboração e execução do Orçamento Público da cidade, fazendo com que as políticas sejam decididas de forma descentralizada e democrática. “O OP organiza a população a fazer parte atuando junto ao poder público na defesa de seus direitos, enquanto contribuinte ou mesmo um beneficiários das políticas públicas”, acredita Arivaldo Mota(foto) que será um dos colaboradores na execução do projeto.
Durante o evento, Assis fez um balanço do governo e apresentou as ações realizadas este ano no Distrito. Dentre as realizações estão: melhoria dos serviços de saúde com funcionamento pleno da Unidade de Saúde, além da entrega de uma ambulância e um Fiat Uno para servir a comunidade local. Ainda em Salgadália a prefeitura contribuiu na implantação do Cartório Público, construiu alambrado e vestiário do Estádio, implantou o Programa Mais Educação, distribuiu sementes e arou terras de agricultores, limpou aguadas, fez a manutenção de estradas vicinais e está reformando o alojamento dos policiais e construindo banheiros públicos.A juventude contou com o apoio da Prefeitura com o Roteiro do Forró e o resgate da tradicional Gincana.
O prefeito abriu o microfone para o público fazer qualquer pergunta e não deixou uma questão sem resposta.” No nosso governo pode acontecer erros,mas essas mãos sairão limpas, pois temos um zelo muito grande pelo dinheiro público e quando deixar a prefeitura voltarei a Caixa Econômica e não quero comprometer o meu salário com caros advogados para me defender nos tribunais”.
O prefeito voltou a lamentar não poder realizar contratações de pessoas para ajudar na sua administração, segundo ele, se o Governo não gastar nada, só manter o que foi deixado pelo anterior de limite de pessoal ultrapassado suas contas serão rejeitadas,”estamos enxugando a folha e no ano que vem acreditamos que poderemos nomear pessoas capacitadas para ajudar na administração”, justificou o gestor.
Crítica a rádio local – O prefeito Assis em todos os atos públicos não tem deixado de falar da emissora de rádio local que segundo ele foi criada para interesses comerciais e política do grupo que governou o município por 40 anos e não fala outra coisa se não “bombardear” sua gestão colocando como o maior ladrão de toda história e pior de todos os prefeitos.” Não dê ouvidos aos que eles falam, eles não aceitam um governo transparente, nunca me deram um direito de falar nos microfones da emissora para me defender, digo mais, é tão tendenciosa que não anunciou que o prefeito eleito em 7 de outubro foi Assis”, que meio de comunicação é esse?
O prefeito disse que tem resposta para tudo que o pessoal que vai a rádio atacá-lo, ” eles não têm coragem de me convidar para me perguntar”, concluiu.
O evento na ADECOSAL teve quatro horas de duração.
Da redação CN * informações SECOM