Educação e Tecnologia: um dos temas mais esperado pelos prefeitos foi a primeira palestra de abertura deste segundo dia, 19 de novembro, no 2º Encontro de Prefeitos “Educação e Tecnologia” que está acontecendo no Resort Vila Galé Marés, em Camaçari. Acompanhado do vice-presidente institucional da UPB, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio e do 1º tesoureiro da UPB e prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco o professor, pesquisador e escritor Nelson Pretto ministrou o tema que despertou grande interesse dos presentes no evento.
Em sua palestra sobre Educação e Tecnologia o professor Nelson Pretto fez uma reflexão sobre os desafios ligados à ciência e tecnologia nas escolas. Disse que é importante as políticas integradas para melhor formar cidadão. Para ele os desafios na educação são quatro: “A primeira é preciso mudar o foco. A escola hoje funciona como um funil. Recebe o diferente e tenta igualizar com os outros”, informou. A segunda é separar a ideia de turno e contra turnos que são tratados como alegria (ginástica, dança) e purgatório (leitura, matemática). “Essas duas coisas precisam restar integradas”, disse.
A terceira é a necessidade de fortalecer o professor, e a quarta, tecnologia presente em todos os lugares. “O computador, o tablet são muito mais que livro didático animado. Quem faz o pensamento ser pedagógico é o professor. Computador não é ferramenta pedagógica e sim possibilidade de escrita”, informou.
Pretto disse ainda que a escola tem que criar. “Os garotos que estão nas escolas produzem, mas a escola destrói, encaixota todos eles. É preciso que a escola possa viver um círculo virtuoso de produção de culturas e conhecimentos. Hoje posso ser local sendo planetário. Essas tecnologias têm potencial de fazer com que estudantes possam dialogar com ciências e saberes literários, com o local e universal”, informou.
Através de gráficos, cartuns e charges, Nelson Preto apresentou saber popular e saber da ciência. Para ele, a ideia de rede é inadmissível o estado da Bahia não ter rede de banda larga conectada aos 417 municípios baianos. Os prefeitos têm que mobilizar os governantes para termos uma banda larga para fortalecimento das culturas locais. Só uma superação de política pública esquizofrênica, sem articulação. Precisamos pensar que as redes colaborativas precisam ter novos sentidos, assim haverá mais sentido para a educação do estado”.
Para finalizar Pretto enfatiza: “na verdade o que nós precisamos é que a escola deixe de ser um meio de comunicação para ficar passando informação, agora com computadores, tablets repletos de conteúdo, estou pouco preocupado com o conteúdo dos equipamentos. Estou preocupado com o professor qualificado para produzir informações. Não existe outra alternativa para se construir uma nação, portanto fortalecer o professor”, finalizou
Presente no evento a prefeita de Itaquara, Iracema Guimarães Barretto, falou da importância do evento. “Esse evento é extremamente importante, primeiro pelo entrosamento com os prefeitos, os Ministérios e as secretarias, através dos estandes que foram montados aqui nos possibilitando tirar todas as dúvidas e ouvir coisas novas para levar para o nosso município”.
O evento conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Banco do Brasil, Caixa, Desenbahia, Bradesco, Sebrae, Brasil Kirin, Coelba, Embasa, Educar Brasil, Grupo Positivo, Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios, Grupo Boticário, Conishi, E&L e Uno Público.
Ascom UPB