Em ritmo de pré-campanha visando indicar o nome do vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, o ex-deputado e ex-ministro da Integração Nacional, atual presidente da legenda no estado, Geddel Vieira Lima, o PMDB vem realizando uma série de encontros regionais com filiados, militantes e simpatizantes do partido no estado e lideranças da ideia. Na manhã de sexta-feira (15), mais um ato neste sentido aconteceu na Câmara Municipal de Cruz das Almas como forma de incentivar a pré-candidatura ao governo da Bahia do pemedebista e contou com a presença de prefeitos, vereadores, deputados e lideres de diversas regiões.
Geddel chegou a Cruz das Almas, acompanhado dos deputados Lúcio Vieira Lima, federal e Pedro Tavares, estadual, com duas horas de atraso em virtude do transito lento nas BRs 324 e 101, principal acesso da capital do estado à cidade.
Para o deputado estadual Pedro Tavares, o encontro foi bem proveitoso e apesar do feriado prolongado, contou com a presença de um grande público e foi visível o desejo de mudança das pessoas que ali compareceram. Em seu pronunciamento, Tavares falou dos problemas relacionados à segurança que o estado está vivendo e foi taxativo ao afirmar que a marginalidade está vencendo esta guerra e a falta de ações definitivas de combate à seca. “Geddel estava pedindo uma oportunidade para ser governador e fazer um grande governo pela melhoria da vida do povo”, finalizou.
O deputado federal Lúcio Vieira Lima, chamou atenção do público ao levantar da mesa oficial, onde estavam as autoridades e seguiu até o meio do povo e disse não havia sido votado no município em 2010, mas colocou diversas emendas e pautou seu pronunciamento no futuro e garantiu que Geddel governador, fará um mandato ouvindo o povo, pois é um homem correto e cumpre palavra.
Raimundo Jean Cavalcante Silva, conhecido por Dr. Jean, prefeito de Cruz das Almas, demonstrou favorável a união das oposições. “Não há dúvida que Geddel será o próximo governador da Bahia e nunca votei nele (Geddel), vou votar agora por saber que ele é o melhor, pois está preparado para promover o desenvolvimento do estado”.
Dr. Jean disse ainda que o peemedebista é capaz de consolidar a “união das oposições” para o governo da Bahia em 2014 e Paulo Souto, como senador, vice-governador, ou mesmo deputado federal, mas, nesta última opção, perderia pra Lúcio Vieira, que o deputado federal mais votado do estado.
Após os pronunciamentos, Geddel afirmou que é muito difícil expressar em palavras o sonho que tem no coração. Ele disse também que milhares baianos já compreendem e compartilham sua mensagem, que é simples e objetiva, ou seja, construir um estado ágil e eficiente, que preste bons serviços para os seus cidadãos e comprometido em solucionar os problemas mais graves, a exemplo da saúde, educação e segurança, e que, fundamentalmente, resgate o orgulho e a esperança do povo.
“É com a força de quem tem coragem, com a energia de quem tem fé, com a alegria de quem, acima de tudo, acredita na nossa gente e na nossa terra, que juntos vamos colocar a Bahia no lugar que ela merece”, falou Geddel Vieira. Sobre a eleição para presidente, Geddel deixou claro que tem a liberação do seu partido, em nível nacional, para fazer palanque na Bahia para o adversário da presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB) e o rompimento foi um acordo político feito na eleição de 2010, e afirmou que não voltaria a firmar novos pactos com a petista.
O vice-prefeito de Conceição de Coité, Alex Lopes, disse ao CN que o encontro foi muito bom e dentre os objetivos, serviu para discutir os rumos do partido no estado e fortalece os laços da luta por uma Bahia melhor.
Da redação * fotos: Edtonio Solidade