Com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento no Hospital Municipal de Retirolândia, a secretária de Saúde Elzinete Magalhães, juntamente com a equipe técnica designou o enfermeiro Ubiratan Oliveira de Araújo como coordenador assistencial da Unidade Hospitalar e a enfermeira Adnelma Bahia como coordenadora do Hospital Municipal. Eles começaram a desenvolver suas funções a partir de hoje, terça-feira, 19 de novembro, no hospital, com o propósito de fazer algumas adaptações na rede de atenção hospitalar e estruturar a triagem classificatória de risco colocando cada paciente em ordem de prioridade para o atendimento, e melhorar a gestão.
Segundo o Enfermeiro Ubiratan, o Hospital Municipal de Retirolândia terá como modelo as diretrizes do Humaniza-SUS efetivando o atendimento através do acolhimento com avaliação e Classificação de Risco: “se faz necessário a reorganização do processo de trabalho no hospital, devido a crescente demanda dos serviços de urgência e emergência. Faremos pequenas adaptações na rede de atenção hospitalar, começando pela adequação da recepção, a fim de proporcionar um melhor acolhimento aos usuários”. Destaca o Enfermeiro.
O acolhimento com classificação de risco, configura-se como uma das intervenções potencialmente decisivas na reorganização e realização da promoção da saúde em rede.
A classificação de risco será realizada por avaliação dos dados clínicos registrados nos protocolos dos pacientes atendidos no Hospital Municipal de Retirolândia e encaminhados para o atendimento médico se necessário. A classificação seguirá a padronização por cores recomendada pelo ministério da Saúde, onde:
– VERMELHO: Prioridade zero – significa emergência e será atendido imediatamente;
– AMARELO: Prioridade 1 – Significa urgência e o atendimento acontecerá o mais rápido possível;
– VERDE: Prioridade 2 – Significa que o atendimento não necessita ser urgente;
– AZUL: Prioridade 3 – Significa consulta de baixa complexidade onde o paciente será encaminhado para sua unidade Básica de Saúde e será atendido de acordo com o horário de chegada.
Assim, os casos classificados como Verde e Azul podem ser absorvidos pela rede básica de saúde, contribuindo para a diminuição da superlotação no serviço de emergência e urgência.
Segundo a enfermeira Adnelma Bahia, sua expectativa como coordenadora do Hospital, é “melhorar os serviços prestados para chegar à meta de fazer o Hospital de Retirolândia virar um hospital modelo na região”. Afirma a enfermeira.
Para a secretária de Saúde Elzinete Magalhães, que assumiu o cargo no final do mês de outubro, “essa iniciativa vem qualificar os serviços da unidade hospitalar oferecendo melhorias para a população que precisam do atendimento emergencial e urgente”.
O enfermeiro Ubiratan Oliveira de Araújo, é graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pós-graduado em enfermagem em cardiologia pela Faculdade Nobre (FAN), pós-graduando em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pós-graduando em Gestão da Saúde pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Já a enfermeira Adnelma Bahia, é graduada em enfermagem pela FTC, pós-graduada em UTI pela Atualiza Cursos com experiência na área, e pós-graduanda em obstetrícia também pela Atualiza Cursos.
ASCOM PMR