Em Assembleia Geral Ordinária Docente, os professores da Uneb deliberaram pela paralisação das atividades acadêmicas, com portões fechados, nos dias 7 de novembro e 11 de dezembro. As ações, que serão realizadas em conjunto com as demais Universidades Estaduais da Bahia, tem como objetivo a mobilização da comunidade acadêmica e a reivindicação por aumento no repasse orçamentário do estado. A luta é pela subvinculação de, no mínimo, 7% de Receita Líquida de Impostos; contra o Decreto 14.710, que causa forte impacto financeiro nas Ueba; e contra a previsão de corte orçamentário de R$ 12 milhões, previsto para 2014.
As paralisações foram indicações do Fórum das 12, que possui representantes de professores, técnico-administrativos e estudantes das Ueba. A recomendação da ADUNEB é que, nos dias que antecederem à atividade, em todas as aulas sejam reservados 15 minutos para o debate sobre a crise orçamentária e o sucateamento da universidade; que os professores passem nas salas de aula para divulgar e esclarecer docentes e alunos sobre a importância da união de toda a comunidade acadêmica na luta por uma universidade pública com educação de qualidade; e que se faça ampla distribuição de panfletos. O material para panfletagem está no anexo desta matéria.
5 de novembro – Dia de Mobilização
A Assembleia Geral também deliberou o dia 5 de novembro, terça-feira, como Dia de Mobilização com manifestação pública, para pressionar o governo contra o entrave dos processos de promoção, progressão e mudança de carga horária. Na Uneb, 85 professores aguardam injustamente em uma fila, e ainda não tiveram implementadas suas vantagens econômicas decorrentes de avanço na carreira docente, prevista no Estatuto do Magistério Superior.
A manifestação dos docentes será realizada na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), às 14h. Para a atividade a ADUNEB conclama todos os docentes e, em especial, os 85 professores que foram violados em seus direitos garantidos em lei. Os associados à ADUNEB, que integram a lista dos 85, e possuem dificuldade financeira para chegar a Salvador, deverão entrar em contato com a Associação (71 3257-5803 – falar com Ana). A Assembleia deliberou ainda que a assessoria jurídica do sindicato entre com um Mandado de Segurança individualizado na defesa de cada um dos professores filiados ao sindicato que está na citada listagem.
A próxima Assembleia Geral Docente, com indicativo de data para 26 de novembro, terá como discussão as pautas internas, entre elas, os casos de assédio moral na Uneb.
Com informações da Aduneb*