A equipe do CN percorreu algumas cidades dos territórios do sisal,Jacuípe e até mesmo mais distantes dessas regiões.São registros de praças, ruas e até às margens de BRs importantes, por onde passam pessoas de todo o Brasil, que moram distante dos parentes e aproveitam o final de ano para visitá-los.
O caminhoneiro Jorge Alves, 58 anos, natural de Vitória, capital do Espírito Santos passa a maioria dos dias na estrada e, devoto de Nossa Senhora da Conceição, parou no dia 08 de dezembro em Sapeaçu, cidade localizada as margens da BR 101, para assistir a missa em louvor a Santa, padroeira do município e curtiu a ornamentação natalina na Praça da Matriz.
A cidade de Sapeaçú localizado no território do Recôncavo acendeu as luzes natalinas no dia 29 de novembro, primeiro dia do novenário da padroeira.
Na mesma data, a cerca de 300 km de distancia, ás margens da BR 116, acontecia um grande ato na cidade de Euclides da Cunha, oficializando a chegada do período natalino. A prefeita de Euclides da Cunha, Fátima Nunes (PSD) falou ao CN que neste período se faz uma avaliação para saber como agimos “e que ações e realizações foram empreendidas, o que nos acrescentaram como pessoa humana”.
O município de Serrinha também se preocupou com as pessoas que vão passar longe dos familiares, ou com a incorporação do espírito natalino dos que ainda estão na estrada e ornamentou de forma brilhante o contorno da cidade com a BR 116/Norte e BA 409, principal acesso as cidades do território do sisal.
Itatim, cidade situada no território do Piemonte do Paraguaçu, as margens da BR 116/Sul, se preocupou com as margens da linha férrea que corta o centro da cidade. Os maquinistas e funcionários dos trens também terão a oportunidade de passar por dois quilômetros de ornamentação onde as peças lembram a paz do período natalino.
Época em que a sensibilidade aflora com mais facilidade e paralela a esta realidade ficamos vulneráveis frente ao sofrimento, à dor e à tristeza, mas as luzes de natal nos passa esta tranquilidade, a exemplo das decorações que foram montadas nas árvores dos jardins da Praça da Zebrinha e 27 de Julho, em Retirolândia.
Sem muita agressividade na iluminação, em relação aos anos passados, o forródromo de Valente foi decorado e este ano a fachada do prédio da Prefeitura ficou escondida por causa das obras da reforma que estão sendo realizada.No momento que o CN passou para fazer as fotografias da Praça do Forródromo as luzes estavam apagadas, apenas essas de frente a prefeitura levava alegria do natal
Também em Valente, as ruas que contornam as Praças da Seresta e da Jazida, deixaram o natal mais bonito.
Em Santaluz, as praças do centro da cidade ficaram coloridas, iluminadas, com símbolos alusivos à data.
No centro do Tanque Grande foi montada uma árvore gigante, cujo espelho d’água deu um formato de balão de São João.
O prefeito de Queimadas, Tarcísio Pedreira (PSD), disse ao CN que investiu mais de R$ 30 mil para iluminar todas as Praças da cidade e isto lhe deixou feliz, pois percebeu o quando a auto-estima da população foi elevada.
Em Riachão do Jacuípe, no território do Jacuípe, emoção e muita musicalidade marcam o projeto Natal Encantado na Praça Landulfo Alves.
Bem ornamentada, a Praça todas as noites recebeu um número grande de pessoas que tiveram oportunidade de assistir apresentações diversas a exemplo da beleza e o encanto dos corais da Escolinha Municipal de Música Manoel Inácio e os meninos e meninas do “Coral da APAE”. Riachão do Jacuípe também usou símbolos alusivos à data na decoração dos presépios, guirlandas, anjos, sinos, enfim tudo que remete ao espírito natalino.
O clima de festas de final de ano se instalou definitivamente em Conceição do Coité. A decoração natalina do Jardim da Fonte Luminosa, uma referencia para serem fotografadas e cujas fotos são postadas nas diversas redes sociais.
Na Praça 08 de dezembro, o coreto recebeu decoração, bem como as arvores tipo pinheiro foram ornamentadas com peças produzidas através de um projeto envolvendo jovens em situação de risco, resultando na mensagem de “Feliz Natal” a todos que frequentam os bares situados na área e os católicos que vão à igreja. Para completar o projeto, os jovens integrantes da orquestra Santo Antonio farão um concerto na noite do dia 24, após a celebração da missa.
O espírito natalino contamina a todos, desde as grandes, médicas e pequenas cidades. Nordestina, situada no território do sisal preparou se presépio, enfeitou a praça principal e montou sua arvore em frente à Igreja de São Batista, padroeiro do município.
Muitas pessoas neste pessoas decoraram as fachadas das suas residências com artigos natalinos, a exemplo Roberval Oliveira, 44 anos, conhecido por “Boba da Bala e Boba da Bike”, casado, pai de dois filhos, há 23 anos exercendo a função de escrivão da Vara Cível de Retirolândia, distante 11 km de sua residência.
Ele ornamentou toda fachada de suas casas, na cidade de Valente, com pisca-pisca, bolas, estrelas e o lugar foi transformado em ponto turístico da cidade e as pessoas que passam pela residência, se surpreendem com a ornamentação, tiram fotos e registram a iniciativa.
E a sua cidade, como foi preparada para o viver natal de 2013? Mande suas informações e as fotos para o e-mail [email protected] e iremos atualizando esta matéria até 31 de dezembro.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas e Valdemí de Assis