Depois de nove dias de atividades nos bairros e na igreja matriz de Conceição do Coité, foi encerrado na noite de domingo (8) os festejos em louvor a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Conceição do Coité. A festa teve como tema: Juventude Evangelizada, Sociedade Transformada, envolveu praticamente toda comunidade católica coiteense da sede e zona rural.
A igreja matriz da cidade já não comporta o grande número de fiéis, e, para momentos especiais tipo a festa da padroeira, considerada a maior da paróquia, é preciso criar uma estrutura de som e palco, e com essa estrutura foi possível fazer uma festa para receber um público tão grande, estimado em mais de 10 mil pessoas.
A missa campal foi celebrada pelo padre Rodrigo Pinheiro da Silva, natural de Conceição do Coité, ele que foi ordenado no dia 6 de janeiro deste ano, aceitou ao convite do padre Charles Santana, pároco da cidade para realizar a celebração.
Segundo o vigário, como filho de Conceição do Coité, não tem palavra para definir a emoção de celebrar um momento tão importante. “Devo louvar e agradecer a nossa senhora por um ano de evangelização da missão que nós fizemos,ela é o nosso modelo, modelo pra nossa vida de fé”,afirmou o religioso.Presente também o padre Alexandre Aquino, que ao lado de padre Charles vem evangelizando a comunidade católica de Conceição do Coité.
Procissão
O CN que acompanha todo ano os festejos e a procissão ouviu de muitos fiéis que 2013 teve uma participação muito grande de pessoas, para padre Charles a grande presença de fiéis foi motivada pela presença do papa no Brasil este ano que contribuiu para renovar a fé dos cristãos e também por ser dedicado a juventude.
”Graças a Deus nossos jovens abraçaram essa causa junto conosco, porque é muito difícil uma paróquia sugerir um tema voltado para a juventude. A gente recebeu algumas criticas,mas não se importou, o próprio Jesus também foi criticado, mas nós escolhemos esse tema Juventude Evangelizada, Sociedade Transformada, porque nós queremos uma sociedade diferente, como também queremos dizer aos jovens que nós abraçamos cada um deles, e que eles possam cada vez mais animar as suas vidas e que Jesus Cristo possa abençoar cada um deles,por isso a resposta da juventude foi tudo isso. Concluiu o pároco.
Por volta das 18h50 teve inicio a procissão e na linha de frente as comunidades e seus respectivos padroeiro e padroeiras, a exemplo de Lagoa Seca na região do distrito de Salgadália que levou o andor com a imagem da padroeira Santa Luzia, Distrito de São João com a imagem do padroeiro São João Batista,Sossego com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Casas Populares com a Rainha da paz, Tamburi com São Vicente, Amorosa com Santa Luzia, Altinho da Vargem com Santa Rita de Cássia,Maxixe com Sagrado Coração de Jesus, Malhador com Coração de Maria, Domingos com São Domingos, Gangorra I com São Lucas, Cachorrinha com o padroeiro Santo Agostinho, Tabuleiro com Senhora Santana,Bairro do Cruzeiro com São João Batista, Fortaleza com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,Pinda São Francisco de Assis, Samambaia com Nossa Senhora de Fátima, além de vários núcleos.
Na última ala a imagem de Nossa Senhora da Conceição com uma belíssima decoração atraia os olhares e registros fotográficos dois fiéis, percorreu cerca de 2 km até retornar para a praça da matriz onde foi encerrada as atividades com a benção do santíssimo.
Dez jovens foram homenageados durante o novenário, cada um teve a foto imprensa e exposta no palco que serviu de altar para a celebração deste domingo. Cinco casais coordenaram a festa da padroeira este ano, o vereador Adalberto Gordiano ( Betão) um dos coordenadores da festa ao usar o microfone se emocionou ao agradecer a todos que contribuíram com o êxito da festa.
” Trabalhando o tempo todo, temos outras atividades,mas quando você coloca uma questão de preferência em sua vida, a gente consegue as coisas. O trabalho é um pouco cansativo, porém gratificante porque no final, a gente trabalha em prol da festa maior de Conceição do Coité , que é dedicada a Nossa Senhora.
Após a celebração aconteceu em frente a igreja uma apresentação da orquestra Santo Antônio que se juntou a Filarmônica 30 de Junho de Serrinha e formou um grupo de 70 pessoas para fazer apresentação cuja formação ganhou o nome de Orquestra Sinfônica do Sisal. (VEJA OUTRAS FOTOS)
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas