O vice-prefeito de Conceição do Coité e membro da executiva estadual do PMDB, Alex Lopes, acompanhou na manhã de sábado,25, o presidente da legenda e pré-candidato ao Governo da Bahia Geddel Vieira Lima, no Encontro Regional do PMDB que reuniu prefeitos, lideranças políticas, além dos deputados Pedro Tavares (estadual) e Lúcio Vieira (federal).
Alex da Piatã, como é conhecido o vice-prefeito de Conceição do Coité, falou que a indicação do seu nome para disputar uma vaga para assembleia legislativa partiu da necessidade de uma representação regional que conheça bem a região.
Desde que o partido sinalizou e 0 convocou para missão, Alex disse que tem viajado pelo estado, discutindo seus problemas e montando suas propostas que serão colocadas para aprovação popular quando chegar o momento exato da campanha.
Ele destacou a necessidade do asfaltamento da BA 210, com 17 km de extensão, ligando a cidade de Abaré á BR 116/Norte, além de projetos que viabilize a construção de uma infraestrutura de saneamento básico em Ibó, evitando que o esgoto seja despejado no Rio São Francisco e calçamento, também em Ibó, ‘porta de entrada’ na Bahia. “Quem vêm de uma boa parte do Nordeste, entra na Bahia por Ibó e esta comunidade tem que ser lembrada pelos governos federal e estadual e se for da vontade de Deus, vamos discutir estes assuntos no período eleitoral e nosso mandato terá esta região como prioridade, pois, repito, é a porta de entrada no estado”, falou Alex.
A preocupação de Alex da Piatâ surgiu depois de toda situação ser externada pelo vereador Ronison Gomes da Cruz (PMDB), que mora na comunidade. Antes de iniciar o encontro, Rony, como é conhecido o parlamentar, teve uma reunião com Geddel Vieira e Alex, onde solicitou que os problemas vividos pelos moradores de Ibó sejam colocados na proposta de governo, caso seja candidato a governador. ”Segurança, infraestrutura, saúde, tudo isto vem causando transtorno na vida das pessoas. Também quero que vocês (Alex e Geddel), interfiram junto ao ANATEL para que possamos ser atendidos na questão da telefonia celular, pois comunicação também é um problema em Ibó”, concluiu.
O ex-prefeito Delísio Oliveira e presidente de honra do PMDB de Abaré, o primeiro a usar da palavra, destacou a importância da união de toda região em torno de um candidato que trabalhe pela qualidade de vida das pessoas. Delísio citou diversos problemas da microrregião, mas destacou a questão dos recursos hídricos, construção de barragens e deixou claro que o município cresce sem estrada, “imagine com estrada de qualidade para escoar seus produtos, principalmente da agrícola familiar”.
A vice-prefeita Margarete Rodrigues da Silva (PMDB) considerou a reunião de suma importância, porém deveria acontecer mais vezes, para que possa ouvir o povo. “Estes eventos devem acontecer não apenas no período de eleição”, externou a vice-prefeita.
Margarete Rodrigues reclamou da situação da estrada e denunciou que taparam os buracos para “camuflar”, por causa da reunião. “Vocês políticos não têm ideia de como o povo sofre com esta estrada e meu pronunciamento é um recado do povo e falo aqui em nome deste povo”, desabafou.
Ela defendeu a fidelidade partidária, disse que irá votar em Geddel para governador, mas pediu união em torno de Abaré, deixando de lado o partidarismo, pois o povo tem pago um preço alto por isso. Margarete falou dos problemas e apresentou propostas, a exemplo do incentivo ao turismo, citando a existência de um rio, que é referencia na região.
O deputado Pedro Tavares (PMDB), disse que tem frequentado a região e que se surpreende todas as vezes que retorna com o abandono do governo de estado, principalmente com a situação das estradas e citou a falta de segurança na região e disse que todos os bancos da região já foram assaltados e seus caixas eletrônicos. “Tenho defendido na tribuna da Assembleia toda esta região norte, mas o governador parece que não conhece esta região”, concluiu Tavares. .
Lúcio Vieira Lima, deputado federal, externou o desespero pela lentidão para resolver os problemas juntos ao governo. “Quando chega uma demanda de água, por exemplo, preparamos um ofício, mandamos aos órgãos competentes e isto leva uma vida para ser analisado e enquanto isto o povo passa sede e aumenta seu sofrimento”, criticou o parlamentar.
O prefeito Benedito Pedro da Cruz (PMDB) pediu mais paciência, pois o primeiro ano de governo foi de muitas dificuldades e disse que o governo municipal só trabalha com mais folga se houver apoio do governo do estado e não tem recebido este apoio. “Acredito que Geddel governado esta realidade vai melhorar”, falou Benedito Cruz.
No final, Geddel abordou os problemas que o Estado vem enfrentando, como a falta de segurança, saúde e educação, além de citar o descaso que o atual governo com o município e toda região nordeste do estado, principalmente no quesito estrada e segurança pública. “É preciso levantar a bandeira da esperança de que a Bahia pode mais”, afirmou.
Ainda durante seu pronunciamento Geddel firmou com os presentes o compromisso, o desejo e acima de tudo, se considerando preparado, para assumir o Governo do Estado junto com toda oposição, para então proporcionar ao estado da Bahia dias melhores. “Vamos construir uma Bahia digna para criarmos nossos filhos, estou preparado e quero trabalhar pela Bahia e vou colocar os melhores perto de mim”, falou. Geddel concluiu o encontro garantindo que quer ser governador da Bahia e não Senador.
Inauguração da SAMU – Aproveitando a presença dos irmãos Vieira Lima, a Prefeitura inaugurou a Unidade Saúde Básica e a SAMU, cuja base irá funcionar em Paulo Afonso, onde funiona a central de regulação. A SAMU terá apenas uma ambulância e os chamados serão pelo 192, cuja ligação será atendida em Paulo Afonso, que acionará a unidade mais próxima do chamado.
Redação CN/ fotos: Devdy William