O Calila Noticias mais uma vez esteve atento a movimentação dos políticos que estiveram na manhã e inicio de tarde de segunda-feira,24, na cidade de Uauá, na ocasião que o governador Jaques Wagner e o ministro de Transportes César Borges estiveram na cidade para assinarem a ordem de serviço para construção de 121 km do trecho Uauá-Juazeiro.
Os registros ocorreram no aeroporto e no palanque montado no centro da cidade locais onde receberam vários políticos de modo especial do Norte da Bahia.
Prefeitos preocupados com despesas com pessoal
A prefeita Anabel de Sá Lima Carvalho (PSD) aproveitou o atraso do governador Jaques Wagner, mais de duas horas, e externou para os colegas Jorge Andrade (PP), prefeito de Monte Santo e Silva Neto (PDT), prefeito de Araci, sua preocupação com o índice de pessoal. O ano começou agora e prefeita já está com a cabeça quente e preocupada, afinal o governo federal tem tanto programa, porém as pessoas para prestar estes serviços “sobram para Prefeitura” e consequentemente entra no índice. Só para lembrar: um dos motivos do elevado índice de contas rejeitadas dos prefeitos baianos é a despesa com pessoal.
Soltaram fogos por engano
O governador atrasou mais de duas horas para chegar a Uauá e os políticos não tiravam o olho do céu para vê se visualizava um avião, até que de repente, sem aviso prévio, chega um e ao estacionar, soltaram foguetes, o povo se aproximou e ao abrir a porta, desce cinco homens desconhecidos do meio político, eram os empresários das construtoras CBV e PAVI Serviço que vão trabalhar na obra da BR 235. Eles não entenderam nada, mas tudo bem.
Depois de duas horas, chegou o avião com Wagner e César.
Só depois da terceira aeronave é que, enfim, chegava a oficial com o governador Jaques Wagner, o ministro César Borges, o presidente da Assembleia Nilo Coelho e por último, Rui Costa. “Nos atrasamos por causa do evento em Juazeiro, mas estamos trazendo uma boa noticia e começar mais dois trechos da BR 235.
O petista Lindomar foi bastante assediado
Mesmo faltando três anos para eleição de prefeito, tendo pela frente uma eleição para deputado federal, estadual, senador, governador e presidente, Lindomar de Abreu Dantas(de vermelho), que disputou a eleição pra prefeito em 2012, obtendo 7.711 votos, correspondente a 49,69% dos votos válidos, estava em ritmo de campanha, sendo bastante assediado e apresentando a dupla Fátima Nunes e Emiliano José como os nomes que irá indicar para deputado estadual e federal. Lindomar é “candidatíssimo, pois perdeu a eleição por 95 votos.
Na sobra da asa
Ednilson Santos, assessor do suplente de deputado federal Emiliano José encontrou na asa de uma das aeronaves um local para se proteger do sol, 1,96 m, de altura assim mesmo só foi possível porque uma aba é aberta para o pouso.
Rui sem óculos
O chefe da Casa Civil e pré-candidato a governador, Rui Costa, desde que começou os encontros para preparar os planos do governo participativo, resolveu abolir os óculos. Ficou diferente, pois todos que o conhece estavam acostumados vê-lo com óculo e em Uauá encontrou um pessoa muito parecida com ele, mas usando óculos. Se Rui voltar a usar óculos e estiver perto do cidadão pode ser confundido.
Wagner recebeu um candeeiro de zinco
O governador no primeiro momento não deve ter entendido nada quando uma jovem presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário Beneficente de Energia Solar da Fazenda Serra dos Campos Novos se aproximou do palanque e pediu que ele assinasse um protocolo e entregou ao deputado Roberto Carlos um pequeno candeeiro de zinco para ser repassado ao governador, Wagner olhou o objeto e passou para alguém segurar . O CN se aproximou da jovem a fim de saber qual o objetivo daquele objeto para Wagner, ela disse que era para despertá-lo que em pleno século 21 não era mais possível sua comunidade está a base de luz de candeeiro. Ela comemorou a assinatura do governador e certamente vai encaminhar para um setor competente para resolver em definitivo a falta de luz elétrica.
Prefeito de Uauá I – Não sabia dos destroços de aeronave no Aeroporto
Olímpio Cardoso Filho (PDT), 78 anos, conhecido por Olimpinho, disse ao CN que não sabia da existência dos destroços da aeronave monomotora que caiu próximo ao campo de pouso de Uauá no dia 14 de julho de 2012, logo após ter decolado. O acidente aconteceu por volta das 11h40 assim que a aeronave levantou vôo e teria sido tombada por uma corrente de ventos o que, possivelmente, causou o desequilíbrio e a queda do avião. A queda foi na área externa do aeroporto e juntaram os destroços e colocaram no pátio de estacionamento das aeronaves e o prefeito tomou um susto quando questionado sobre aquela cena assustadora. Na ocasião duas pessoas morreram.
Prefeito de Uauá – II – Nem Nelsinho conseguiu parar seu discurso
O chefe de Cerimonial do Governo da Bahia popularmente conhecido por Nelsinho dentre as missões que tem durante a visita do governador é disciplinar os discursos das autoridades, menos de Wagner é claro que tem vez que segura 40 minutos de conversa.Mas em Uauá quem chamou a atenção pela “palestra” demorada foi o prefeito Olímpio que falou de tudo e mais um pouco de forma que Nelsinho que costuma encostar e dar umas cotucadas nas costas fez isso com o prefeito, mas parece que estava anestesiado e não percebeu, Nelsinho então apelou para a esposa do prefeito para que ela falasse do tempo, pois o governador já estava atrasado em duas horas e ainda teria seu discurso e o de César Borgeso, a primeira dama foi de forma muito jeitosa tentou falar pra ele do tempo que já estava ao microfone, mas parece que preferiu não tirar a concentração do discurso do marido, por fim o proprio governador pediu apoio a Roberto Carlos deputado estadual que se infltrou entre a esposa do prefeito e Nelsinho e levou a mensagem para ele que minutos depois concluiu o discurso.
Responsável pela coordenação de Imprensa não sabia o que era essa função
O CN certamente tem uma grande influencia no novo esquema montado pelo cerimonial do Governo em criar um espaço na lateral do palanque com boa visibilidade para o público e para quem está discursando. Foi criado e como existe alguém para coordenar a subida para o palanque das autoridades também é destinado uma pessoa para organizar a subida dos repórteres, o fotografo do CN até então não tinha ido ao local ao chegar não encontrou ninguém no local para receber a imprensa e também não havia nenhum no referido espaço, ele então voltou para tentar entrar pelo acesso das autoridades o “porteiro” disse que o responsável estaria vindo, ao chegar ele perguntou o que o fotografo queria, ele respondeu que desejava subir no espaço reservado a imprensa para fazer algumas fotos, ele então perguntou e cadê a imprensa, desde o inicio estou procurando e não encontrei ninguém da imprensa e por último questionou se o fotografo do Calila com uma Câmara e flash pendurada no pescoço era imprensa.
Sem asfalto não tem voto
Um cidadão de Uauá resolveu promover uma campanha para chamar a atenção das autoridades e mandou plotar na porta de sua caminhonete um frase “SOS BR 235 Uauá-Juazeiro, sem asfalto não tem voto”, deve ter comemorado a assinatura das ordem de serviço, só não tivemos conhecimento o tamanho de sua fé e se ele vai tirar logo ou esperar a conclusão que deve acontecer daqui há dois anos aproximadamente.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas