Eleito no dia 10 de novembro de 2013, o militante petista José da Silva Santos foi empossado novo presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores de Valente na noite de sexta-feira (21). O novo gestor irá presidir a sigla por quatro anos, ou seja, até 2017 e a solenidade de posse aconteceu no salão de eventos da Casa da Cultura.
Zé Silva, como é conhecido o novo presidente, irá substituir o advogado Gabriel Arcanjo, que na oportunidade contou sua história no partido e externou sua satisfação em conduzir a legenda e eleger os primeiros prefeitos petistas, Agnaldo Oliveira, de forma indireta, eleito pela câmara de vereadores no final de agosto de 2012 e em outubro do mesmo ano com 7.914 votos, correspondente a 53,29% dos votos válidos, elegeu Ismael Ferreira de Oliveira.
Gabriel Arcanjo disse que o PT é o maior partido do município e está em fase de crescimento e isto se observa pela procura popular para filiação, a exemplo dos 14 novos filiados apresentados no ato de posse, dentre eles o ex-vereador Nelton Ramos e o advogado Danilo Éder Carvalho, que havia se desligado da legenda e retornou a sua origem. Ele também destacou as qualidades de Zé Silva principalmente pelo seu espírito sindicalista.
Além de Zé Silva como presidente, foram empossados Juvanda Gomes dos Santos, vice-presidente, José Melquiades de Oliveira, tesoureiro, Manoel Messias de Jesus Conceição, secretário geral, Erisvaldo Ferreira Lopes, secretário de formação, Eliandra Lima da Cunha Teixeira, secretária de comunicação e Iracema de Oliveira Nery, secretária de movimentos populares, além dos demais membros da direção do partido e do conselho fiscal. “Minha felicidade maior é saber que o partido que presidi vem melhorando a vida do povo e este projeto iniciado por Lula, prossegue com Dilma na esfera federal e Wagner, depois quem sabe com Rui, na Bahia, enfim, tem dado certo”, finalizou.
Zé Silva disse que estava realmente orgulhoso com a missão que hora assumia e com vontade de fazer um grande trabalho a frente do PT e estava consciente da missão que assumia. Ele aproveitou para destacar as lutas do PT, falou que foi eleito no Processo de Eleições Diretas, considerando um ato democrático que “somente o nosso partido possui, mostrando para os seus filiados a importância do ato de votar em seus representantes, iniciando as eleições internas”, externou.
O novo presidente lembrou que o Partido dos Trabalhadores nasceu da vontade de independência política dos trabalhadores e ao longo de seus 34 anos, o PT vem promovendo mudanças na vida politica do País e transformando a vida de milhões de brasileiros, e isto fez com que ele se tornasse uma das organizações progressistas mais respeitadas do mundo.
Aposentado recebe titulo de presidente de honra do partido
Após o ato de posse, o aposentado Manoel Mota Avelino, 77 anos, conhecido por “Seu Neca”, 23 anos filiado ao partido, recebeu o titulo de presidente de honra da legenda. Conhecido pela postura de oposição, “Seu Neca”, foi filiado ao MDB, onde disputou uma eleição para vereador, num época muito difícil e depois se filiou ao PT, disputando duas eleições, ficando sempre na suplência.
Em 1992, finalmente o PT elegeu o sindicalista José Lino Soares, como primeiro vereador e em 2008, Maria Madalena de Oliveira Firmo, como primeira vereadora, sendo reeleita em 2012. Leninha, como é conhecida a parlamentar, é líder do partido na Câmara de Vereadores.
Pré-candidatos a deputados participam do ato
Três pretensos candidatos a deputados estaduais, José Paulo Crisóstomo Ferreira, líder do cooperativismo, Urbano Carvalho, representante do movimento sindical e Cecília Petrina, ex-prefeita de Itiúba, estiveram presentes ao evento. Urbano, em 2006 e 2010 disputou eleição para deputado estadual, confirmou que irá para mais um embate e aproveitou para destacar a importância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na construção de um novo Brasil. Urbano falou sobre o Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), a oportunidade da escolha dos novos dirigentes pelo voto direto dos filiados.
O sindicalista disse que o partido dos trabalhadores sofre perseguição da mídia e dos tribunais por não aceitar o trabalho voltado para melhoria da qualidade de vida das pessoas principalmente de baixa renda. Carvalho falou da coragem de Assis e pediu que os demais ‘companheiros’ agissem como Assis quando questionou uma decisão do tribunal de contas em aprovar as contas do ex-gestor com o limite de pessoal super extrapolado quase 60% e quando ele questionou ouviu a resposta de um conselheiro que se ele não fechasse o ano com números inferiores a 54.1% reprovaria suas contas.
Urbano disse que esses partidos que ai estão atacando o PT e cobrando punição todos tiveram mensalão mas foram protegidos pelo Governo Fernando Henrique Cardoso que não apurou nenhum inquérito, enquanto o Partido dos Trabalhadores buscando transparência permite e quer que as irregularidades sejam apuradas.
Cecília Petrina, falou sobre a caminhada do PT para chegar aonde chegou e o esforço dos militantes para manter firme a bandeira do socialismo. Eleita em 2004 e reeleita em 2008 para prefeita de Itiúba, Cecília disse que o maior medo aquele momento era não corresponder à vontade popular e a historia do PT, mas, tudo foi superado e ao sair do governo em janeiro 2013 obteve uma margem de aceitação correspondente a 80% e fez o sucessor Silvano Santos Carvalho, conhecido por Banga, como 52,60% dos votos válidos.
José Paulo, disse que estava vivendo um momento importante e se emocionou ao lembrar que as ações do PT no Brasil influenciou para melhorar a vida de milhões de pessoas no mundo inteiro.
Sobre sua candidatura, disse que estava atendendo ao chamamento da militância e ao movimento que representa. Em 2010, foi candidato a deputado federal e a intenção é disputar uma vaga para assembleia legislativa.
Zé Paulo falou da felicidade de está no partido que governa o estado e o país, esse mesmo partido que no inicio da caminhada sofria repreensão e não podia sequer colar um cartaz de candidato petista e tinha que fazer isso as escondidas. O lider cooperativista também lembrou da atitude do prefeito de Conceição do Coité Assis que matriculou seus filhos na escola pública o que ele achou uma atitude muito bonita e avaliou que a decisão do companheiro foi por entender que fazia aquilo por acreditar na qualidade de ensino da escola pública.
Na opinião do suplente de deputado federal Emiliano José, a maior transformação que PT fez no Brasil ao longo destes doze anos foi à distribuição de renda e as ações realizadas pelos governos petistas e os números apresentados, impressionam o mundo. Outro ponto relatado pelo parlamentar foi o número de emprego gerado neste período, “pois emprego é prioridade”, lembrou.
Emiliano criticou a mídia brasileira que segundo ele sempre age para denegrir a imagem do Partido dos Trabalhadores apresentando números totalmente contrários do que realmente está acontecendo, fala-se de inflação elevada quando é um dos países mais equilibrados em todo mudo, citou os países de primeiro mundo passando por serias crises enquanto que o Brasil se mantém num nível muito equilibrado.
“Lula tentou três vezes e numa quarta o povo resolveu lhe dar uma oportunidade e todos estão satisfeitos, pois um trabalhador assumiu este país e mudou a vida do povo”, falou Emiliano José. Ele concluiu chamando a militância para o grande desafio, ou seja, a reeleição de Dilma e a vitória de Rui Costa na Bahia para continuidade destes projetos que estão dando certo.
Emiliano José disse ao CN que ficou satisfeito com o apoio recebido do prefeito de Valente, Ismael Ferreira e garantiu todo empenho para que o projeto implantado no município em 2013 seja capaz de transformar e melhorar a vida das pessoas. “Aqui em Valente, estamos implantando jeito petista de governar”, concluiu.
Prefeito Ismael Ferreira disse que oposição teve tempo de resolver os problemas, não fizeram e hoje só critica.
Ismael Ferreira falou em seu pronunciamento que estava consciente dos desafios a serem enfrentados, principalmente a questão do abastecimento d’água e tem visitado a EMBASA constantemente e sabe que o governo tem que resolver este problema. “Os problemas que estamos enfrentando são aqueles deixado por eles que administraram o município por muitos anos e não conseguiram fazer nada para sanar o problema e nós estamos trabalhando neste sentido. Outro problema é questão dos partos, a 14 meses não se faz uma parto em Valente e iremos resolver este problema ainda neste semestre. Tudo isto deixado por eles e agora ficam a criticar”, desabafou.
Todos os oradores exaltaram a competência do novo presidente e todo diretório que tem como meta atrair mais filiados e fortalecer o partido, pois o objetivo não é eleger A, B, ou C e sim aquele que representa o projeto iniciado por Lula no Brasil, Wagner na Bahia, Dilma continuando o projeto Lula e agora marchar com Rui Costa para dar continuidade ao Governo Wagner que tanto fez pelo Estado e continua fazendo.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas