O cantor sertanejo Valdemir Resplandes Freires, 31 anos, conhecido como ‘Smith Show’, morreu no domingo (9) ao receber uma descarga elétrica durante um show. O caso aconteceu em Araguaína, no norte do Tocantins. O corpo dele será velado nesta segunda.
De acordo com o baterista Saulo Santana, que acompanhava o músico, o show estava nos minutos iniciais quando eles detectaram que a máquina de fumaça não estava soltando o produto. Valdemir foi verificar o problema, quando levou o choque. Segundo o amigo, ele estava segurando o fio terra em uma das mãos na hora do acidente.
“Estava na bateria quando escutei ele dizer: ‘Meu Deus’. Olhei e ele já estava no chão”, conta Saulo, acrescentando que quando viu o amigo caído, tirou a máquina de fumaça da tomada. “Depois meu irmão foi e desligou o cabo [energia] geral.”
Valdemir chegou a ser socorrido pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Ainda de acordo com Saulo, o bar estava cheio. “Todo domingo tocamos lá”. Segundo informações da banda, seis microfones, quatro instrumentos, um computador e quatro caixas de som de 12 mil watts de potência estavam ligados em uma única tomada.
A perícia ainda não foi feita, mas segundo o Corpo de Bombeiros, o estabelecimento está irregular e deve ser interditado. O bar não teria solicitado o projeto contra incêndio exigido pelo órgão. Uma vistoria deve ser feita ainda nesta segunda-feira. Valdemir era casado e deixa uma filha. O músico era natural de Augustinópolis (TO).
Redação: CN*Informação: G1