O prefeito de Conceição do Coité Francisco de Assis (PT) acompanhado do vice-prefeito e secretário de Saúde Alex Lopes (PMDB) entregou na noite de sexta-feira,14,a população do Povoado de Almas, distante cerca de 15 km da sede do Município,a Unidade de Saúde da Família (USF) Alvaro Amâncio Araújo, ampliada e reformada e na oportunidade apresentou outras três médicas cubanas, Yisel Perez Rabaza, Yorbelis Palomino Guisão, Yaritza Echavarria Tejeda. que acabaram de chegar para reforçar o atendimento de atenção básica no Distrito de Bandiaçu, Salgadália e bairro Terra Nova, esteve presente também a médica Yadays Guerra Solano, que assumiu a USF da Avenida Luiz Eduardo em Dezembro do ano passado e está sendo aguardado mais um profissional.
Sempre que o prefeito e o vice participam de algum ato público no discurso sempre relaciona o Hospital Municipal, unidade que por mais de trinta anos, apesar de ser construído com recursos públicos,sempre esteve em poder de uma família e conveniado com a Santa Casa de Misericórdia,e sem a parceria do município.
Mas a unidade foi fechada em 2012, mesmo depois de passar por reforma e ampliação e a nova gestão que assumiu em 2013 conseguiu na justiça o direito de gerir o Hospital tendo inaugurado em 13 de agosto de 2013, com os serviços voltados exclusivamente para a mulher, de modo especial da gestação ao parto.
Essa atitude do governo municipal como tudo na vida agradou e desagradou a população, já que o município com aproximadamente 70 mil habitantes ficou apenas com o Hospital Regional para atender emergência, urgência e serviço ambulatorial, situação que tem causado muito questionamento, já que a direção do HR não esconde as dificuldades enfrentadas para manter o atendimento, mesmo com os recursos ampliados pela prefeitura municipal.
Com esta situação, o que ocorre de um lado é a insatisfação por parte dos oposicionistas ao governo municipal a exemplo do deputado Tom Araújo que tem usado a Tribuna da Assembleia Legislativa e a emissora de rádio que pertence a sua família para cobrar um atendimento mais abrangente, para ele, o prefeito abriu uma “Casa de Parto”.
Segundo o parlamentar, a Santa Casa de Misericórdia, que administrou o hospital desde sua criação na década de 80, promoveu, em 2012, a reforma completa da unidade, com a construção de dois centros cirúrgicos totalmente equipados, 39 leitos, duas salas de parto, sala de pré-parto, sala de médicos, administração em prédio anexo, casa de máquinas com gerador, cozinha industrial, seis enfermarias, aparelho de Raio X, uma das maiores estruturas hospitalares de toda a região sisaleira. Porém, a unidade foi fechada por falta de apoio do governo do Estado, responsável pelo repasse dos recursos do SUS.
O prefeito Assis disse que o deputado fere a honra da mulher coiteense quando chama de “Casa de Parto”como se diminuísse a dignidade de cada mãe que deixou de sair de Conceição do Coité para dar à luz a seu filho em Feira de Santana ou Salvador, ou ter que pagar R$ 1.200 em parto cesariana.
O gestor disse que o investimento foi pensando realmente no bem estar da mulher, “a gestante não pode dividir o com pessoas que estão a beira da morte, com pessoas com doenças contagiosas, nem com pessoas acidentadas, pois o momento do parto ela precisa de tranquilidade e foi pensando nisso que investidos no Hospital Municipal que não atende apenas o parto, temos vários outros atendimentos voltadas para a mulher do empresário, do secretário e do desempregado tudo de forma digna, em quarto com suite e climatizado em parto humanizado.
O vice-prefeito Alex Lopes também falou da importância do Hospital para Conceição do Coité que até aquele momento 419 crianças já tinham nascidas e as mães sabem agradecer.Alex disse que a saúde em Coité avançou muito a prefeitura praticamente dobrou os salários do médicos.
O secretário aproveitou para criticar o deputado que vem usando a rádio de sua propriedade para dizer que não ingressou na justiça para tomar o hospital e quer apenas que volte a funcionar como hospital.Tenho a petição em minhas mãos quem quiser é só me procurar que tenho a petição em minhas mãos que mostra o interesse do deputado em retomar o hospital”, afirmou o secretário.
A comunidade de Almas onde o prefeito Assis teve menor votação nas eleições de 2012, pois tradicionalmente sempre contribuiu para a vitória do grupo que foi derrotado,entregou ainda a reforma e ampliação da escola municipal e da unidade de saúde, além da eletrificação de três ruas,fato observado pelo administrador do Município conhecido por Fabinho.”Muita gente duvidava que o prefeito trabalhasse por nosso povoado e estamos vendo que não é isso, o prefeito Assis trabalha para todos, independentemente do local”, afirmou Fabinho.
O acesso ao Povoado de Almas fica às margens da BA 120 sentido Riachão do Jacuípe sempre foi um dos principais redutos políticos do grupo liderado por Hamilton Rios,que sempre contou com o ex-vereador André cana-Brasil, que elegeu genro Gerson e atualmente Elizane, sua filha, é uma das parlamentares da Câmara.
Redação CN