O CN veiculou uma matéria com fonte do Ibahia.com a respeito de uma matéria relacionada a educação do Município de Angical quando uma professora chama de “descaso” por parte do governo do estado que tem deixado mesas e cadeiras destruídas, instalações elétricas com fiação exposta, livros empilhados e deteriorando por causa da umidade. Essa é situação do colégio estadual João Durval Carneiro, onde cerca de 400 alunos do povoado de Missão do Aricobé, que fica na zona rural de Angical, oeste da Bahia, estão sem aulas.
A respeito da reportagem “‘É um descaso’, diz professora sobre escola sem aulas no oeste da Bahia”, sobre o colégio na zona rural do município de Angical, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclarece que:
1 – A unidade escolar foi cedida ao município de Angical no ano de 2000.
2 – Devido ao processo de municipalização, o prédio onde funcionou o antigo Colégio Estadual João Durval ficou sob a responsabilidade do município de Angical, com aulas nos turnos matutino e vespertino para estudantes do município e à noite para estudantes do ensino médio da rede estadual.
3 – Em função da precariedade do imóvel, a Diretoria Regional de Educação de Barreiras (Direc 25), acionou o município de Angical e, em agosto de 2013, a escola foi interditada, sendo os estudantes transferidos para a Escola Municipal Alice Atuá, na mesma localidade, sem que houvesse nenhum prejuízo no cumprimento dos dias letivos.
4 – Após a interdição, a Direc 25 deu entrada na documentação para viabilizar a devolução do imóvel ao Estado, o que ocorreu no dia 20 de dezembro de 2013.
5 – No mesmo mês de dezembro, foi iniciado o processo para a reforma do prédio. A ordem de serviço já foi emitida para o imediato início das obras. Enquanto isso, parte dos estudantes terá aulas, a partir da próxima segunda-feira (31/03), na Escola Municipal Alice Atuá e parte em um imóvel na mesma localidade.
6 – A Secretaria da Educação esclarece, ainda, que após a interdição, todos os equipamentos e livros do Estado que estavam cedidos ao município, foram recolhidos.