No último sábado, 22 de março, o planeta se voltou às comemorações do Dia Mundial da Água, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar atos em defesa da preservação do recurso natural essencial à vida. Em comemoração à data, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realiza uma série de atividades educativas em 30 cidades baianas. Na região, as atividades acontecem em Conceição do Coité, Feira de Santana e Serrinha.
Com o tema “Mergulhe nessa causa”, as ações da Semana da Água 2014 têm por objetivo alertar a sociedade sobre o uso racional da água por meio da mudança de hábitos e do envolvimento com as questões relacionadas à preservação do recurso, como a proteção dos mananciais, a destinação adequada das águas servidas e o combate ao uso clandestino.
A programação conta com palestra, exibição de vídeo, com encenação do grupo de teatro Embasart, e jogos educativos. Em Conceição do Coité, as atividades acontecem na terça-feira (25), às 8 horas, no Centro Cultural Ana Rios de Araújo. Na quarta-feira (26), a programação é realizada em Feira de Santana, no Museu Parque do Saber, durante todo o dia. Na quinta-feira (27), a programação segue para Serrinha, na Praça Morena Bela, às 19 horas.
“A água é nossa fonte de sobrevivência. Nos últimos sete anos, as ações da Embasa possibilitaram que cerca de 3,2 milhões de baianos, que antes não tinham água na torneira, agora contem com o serviço, principalmente na região do semiárido. Para atender a essa população, mais temos que buscar água em mananciais cada vez mais distantes, a 100, 200 quilômetros dessas cidades”, explica Abelardo de Oliveira Filho, presidente da Embasa. “Essa é uma oportunidade para lembrarmos da importância de uso racional do recurso”.
Dicas de economia
O consumo humano diário varia muito se considerarmos o local onde se vive, o clima, os hábitos, vazamentos, uso de máquinas que precisam de água, modelo de descargas, a forma como abrimos e fechamos as torneiras diárias em casa. Tudo isso influência o valor da fatura mensal.
· Cante, mas economize no repertório. Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro.
· Ao levar o carro em vez de usar mangueira, use balde.
· Faça sua higiene diárias, mas não desperdice água. Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.
· Substitua vasos antigos por novos, que consomem seis litros por fluxo, e utiliza a caixa com descarga acoplada.
· Instale arejadores de vazão nas torneiras. O arejador é um acessório que tem a função de misturar ar à água, dando uma sensação de maior volume, podendo reduzir o consumo de 50% a 80%. Os modelos mais econômicos funcionam com uma vazão fixa, espalhando a água através de micro jatos.
· Deixe acumular as roupas e lave de uma vez. Se for lavar na mão, não esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
· Use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.
· Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia. Atenção! Ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.
· Jamais use água para varrer a calçada e o quintal. Use a vassoura. Depois jogue a água depositada em um balde (sobras de águas de lavagem de roupas que já estão com sabão, por exemplo).
ECONOMIA EM LITROS
· Pia do banheiro: ao escovar os dentes com a torneira aberta, em cinco minutos gasta-se em média 25 litros de água. Com a torneira fechada, o consumo reduz para 1 litro.
· Chuveiro: em 15 minutos, um banho com o registro aberto é responsável pelo consumo de 138 litros de água, em média. Em cinco minutos, gasta-se 46 litros.
· Vaso sanitário: uma descarga com válvula desregulada ou bacia antiga consome até 30 litros de água. Com a válvula regulada ou bacia acoplada, o consumo é de 10 litros.
· Pia da cozinha: lavando louça com a torneira aberta, em 15 minutos gasta-se em média 75 litros de água. Fechando a torneira, o consumo cai para 46 litros.
· Mangueira: regar o jardim com a mangueira comum aberta durante 10 minutos corresponde a um consumo de 186 litros de água. Com a mangueira esguicho tipo revólver, o consumo cai para 90 litros em média.
LIGAÇÕES CLANDESTINAS
Quem faz ligação clandestina, tipo “gato” (desvio do hidrômetro) ou ligação direta na rede pública distribuidora operada pela Embasa, não está nem aí para o desperdício. Usa a água tratada, cujo processo de produção e distribuição tem um custo alto com energia e produtos químicos, sem nenhuma consciência, nem cuidado. Denuncie a fraude no consumo de água. Ligue para o 0800-0555-195.
Redação CN * inforações EMBASA