Começou na manhã desta segunda-feira(24) na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB e prossegue até terça-feira (25) o II Seminário Águas da Bacia do Jacuípe, a abertura aconteceu por volta das 8h com a mediação do professor e mobilizador Social,Avelange Oliveira que convocou para a formação da mesa, a prefeita de Riachão do Jacuípe, Tânia Matos,o vice prefeito,Francisco Tadeu Carneiro Filho,o prefeito de Ipirá, Adenildo Almeida,prefeito de Pintadas, Edenivaldo Mendes,o presidente do CODES e vice prefeito de Pintadas,Carlos Alberto(dest.foto), Ana Rita Rios, secretária de Educação de Riachão,Esaú Silva, secretário de Desenvolvimento de Riachão,Daniele Cesano, coordenadora do Projeto Adapta Sertão,dentre outras representações, como vereadores e outros integrantes dos 16 municípios da Bacia do Jacuípe presentes na AABB.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente de Riachão do Jacuípe, Esaú Silva abriu o evento dando boas vindas e agradecendo a presença de todos os representantes dos 16 municípios da Bacia do Jacuípe.“A discussão é de muita importância devido a situação de nossos rios e de pouca riqueza hídrica em toda a nossa Bacia do Jacuípe, destacou.
Para a prefeita Tânia Matos,o Seminário é um momento de reflexão para todos,poder público e sociedade civil.
“Este é o momento de refletirmos,pois,é preciso cuidar de nossos mananciais de água,não podemos esperar mais,precisamos de medidas urgentes e não mais de projetos a longo prazo”, disse a prefeita, que finalizou parabenizando o Movimento Social Amigos do Rio Jacuípe, segundo ela, o Movimento tem desempenhando um papel importante para salvar o Jacuípe.
A Secretária de Educação de Riachão, Ana Rita Rios,falou da importância em educar as crianças desde cedo,convocando-as para também discutir políticas públicas para educação do campo,bem como, para o manejo correto da água.
“A mudança não vem de cima para baixo,mas sim,acontece em um movimento contrário,com o povo,a sociedade civil se organizando e dizendo como quer que as mudanças aconteçam,e para isso, as crianças precisam participar destes movimentos, desde muito cedo”, enfatizou Ana Rita Rios.
Depois de muitos pronunciamentos,e de muitas reflexões sobre as “Águas da Bacia do Jacuípe”, a mesa foi desfeita para o almoço. Agora á tarde, o Seminário segue com mais atividades.
Redação CN * Informações ASCOM-Riachão do Jacuípe