O astrônomo José Albenei que esteve em Coité em 20 de dezembro de 2012, na ocasião havia uma expectativa do “fim do mundo” segundo o calendário Maia para o dia seguinte,ou seja dia 21, com os telescópios montados na Praça da matriz na ocasião despertou a curiosidade de muita gente, mas segundo Albanei não tina nenhuma relação com o fim de mundo e sim trouxe o observatório para mostrar aos conterrâneos a Lua e o planeta Júpiter bem de pertinho, mas para isso cobrava o valor de R$ 2.
Nesta quinta se o tempo permanecer aberto com vem sendo José Albanei irá montar seu observatório novamente, dessa vez para mostrar o mais belo dos planetas: Saturno e os anéis. “A Terra está se aproximando cada vez mais dele, e vai estar a uma distância aproximada de 1 bilhão e 350 milhões de quilômetros.No final do mês a Terra começa a se afastar dele, podendo chegar a uma distância aproximada de 1 bilhão e 650 milhões de quilômetros. Isso ocorrerá no mês de novembro, quando a Terra estará se encaminhando para trás do Sol em relação a Saturno”, disse o astrônomo. Quem desejar ver Júpiter (planeta vermelho) ele estará visivel entre às 18h e 20h.
Quem desejar da uma “espiadinha” em Saturno o observatório móvel ficará em Coité de quinta a domingo, a partir das 20h30. Para isso é preciso a contribuição de R$ 2 por 1 minuto de observação, mesmo preço cobrado em Salvador..