O que tem em comum uma adolescente de 12 anos do bairro da Pampulha, uma senhora desempregada do Matadouro e a esposa de um dos mais bem sucedidos empresários de Conceição do Coité? Elas têm direito igual de passar pelo mesmo tratamento no nosso novo hospital com total dignidade.
O hospital, que agora é do povo coiteense, tem uma das melhores estruturas da região. Foi lá que nasceram os últimos 500 coiteenses, filhos de pobres e ricos. Tudo de graça. Após a reforma, a unidade se tornou maternidade referência para o acompanhamento de pré-natal de alto risco e parto humanizado.
No Governo da Gente, a Prefeitura oferece gratuitamente diversos serviços como cirurgias obstetras, curetagem, ultrassonografia e partos, prioritariamente atendendo à saúde da mulher e das crianças. Já foram mais de 3.500 procedimentos desde setembro de 2013.
O hospital conta com equipamentos modernos, Centro de Parto Natural e apartamentos individuais para as mães e bebês, inclusive com incubadoras. A unidade está à disposição não só das mulheres coiteenses que não têm condições de pagar por um parto, mas também de todos que precisam de um equipamento público de qualidade, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dessa forma, a reabertura do hospital, que era comandado pelo grupo político que perdeu a eleição de 2012, foi fundamental para devolver dignidade à população e dar um salto na qualidade de vida dos coiteenses. E não vamos parar por aí. Vamos avançar, e muito, na área da saúde com a construção de um hospital de emergência com atendimento 24h através do programa de Unidade de Pronto Atendimento. Já estamos licitando a empresa que vai construir o prédio no bairro Cidade Jardim.
As obras de estruturação das unidades de saúde com ampliação e novos equipamentos, além de médicos toda a semana, elevam o nível do atendimento e dão agilidade ao serviço público. Já são 13 unidades reformadas entre entregues e em obras. As equipes de PSF também estão funcionando muito bem com médicos e dentistas, que tiveram salários dobrados. Através do Mais Médicos reforçamos a equipe com 5 médicos cubanos que atuam no município em tempo integral. O padrão dos postos podem ser equiparados às melhores clínicas da cidade.
Na educação seguimos a mesma lógica. Na mesma escola que estudam os filhos do prefeito também estudam os das pessoas humildes. Não há, portanto, distinção no atendimento por condições sociais. É o povo de Conceição do Coité que tem os direitos respeitados. Isso me deixa feliz, realizado e motivado para superar obstáculos.
Francisco de Assis – Prefeito de Conceição do Coité