A semana cultural em Salvador começa ontem, 28/4, com o show de jazz, bossa e blues do Mariquita Jazz Quartet, no Rio Vermellho. O grupo se apresentou a partir das 20 horas no Red River Café, com um trabalho que prioriza a improvisação e apresentação das mais emblemáticos trabalhos dos principais músicos da área, notadamente os norte-americanos como Dizzie Gillespie, Louis Armstrong ou mesmo Dave Brubeck.
Conforme Rita Basttos, curadora do Red River informou a semana está cheia de grandes atrações, que vai do jazz ao forró, passando pela MPB, pop e samba. Nesta terça, tem o tradicional Clube do Choro, sempre com a participação de um convidado especial e a participação de outros artistas que estejam presente ao Red River. O show tem a duração de duas horas ininterruptas e os músicos compõem o grupo da casa com clarineta, bandolim, violão sete cordas, pandeiro e percussão. Durante as apresentações, o coletivo recebe participações de outros músicos e convidados especiais. A partir das 20 horas.
Esta semana, na quarta, 30, uma novidade: pela primeira vez no palco do Red River Café, o músico Geo Benjamin aproveita e lança seu CD Alquímea, a partir das 21h. Ele está começando sua carreira solo, depois de ter sido um dos principais guitarristas da mítica banda Mar Revolto, que fez muito sucesso na Bahia e posteriormente acompanhou artistas como a cantora Zezé Mota, Paulinho Boca, Carlos Pitta, Gilberto Gil, Banda Eva, Reginaldo, Martinho da Vila, Jorge Vercílo, Arlindo Cruz, Carlinhos Brown, banda Chiclete com Banana, entre outros musicistas renomados
Quem também faz sua estreia na grade da programação do Red River, segundo informa o gerente de marketing da casa, Thiago Assumpção, é o sambista Neto Balla, sambista, cantor e compositor baiano, que se apresenta na quarta, 1/7. Ele faz um trabalho baseado na construção do samba no Brasil, narrando em suas apresentações a trajetória deste gênero, que vai desde o samba de senzala ao partido alto.
Após lançar três discos de forma independente, em 2012, assina contrato com a gravadora Atração Fonográfica, quando lança “Profissão Samba”, disco com 16 faixas, dentre elas homenagens ao blocos afro Ilê Aiyê e Muzenza e ao músico Gerônimo. Em dezembro de 2012, com o apoio do Instituto de Radiodifusão e Educação da Bahia – Irdeb, Neto Balla grava o DVD e documentário do show deste mesmo álbum.
No sábado volta aquele que vem sendo o programa que a cada dia atrai mais público, segundo Rita Basttos. “É a “Festa Pop Rock 80” que desta vez traz especialmente George Israel para o Red River Café”. A Festa Pop Rock 80, tem como objetivo resgatar os grandes sucessos das bandas, e artistas que fizeram parte do rock nacional nos anos 80, como: Kid Abelha, Barão Vermelho, Titãs, Paralamas, Ira, Ultraje a rigor, Camisa de Vênus, Biquini Cavadão, Rpm, Lulu Santos, Raul Seixas, Ritchie dentre outros.
O saxofonista, cantor e compositor George Israel do grupo Kid Abelha, vai ajudar a resgatar resgatar os grandes hits radiofônicos dessas bandas, dando uma releitura particular aos sucessos, e por vezes mixando com clássicos atuais. Sábado a partir das 22 horas.
No domingo o Batifun, que tem levado mais de 500 pessoas por show para o Red River, continua a temporada com o melhor do samba e um repertório especial composto de releituras da MPB, axé, pagode, além das canções autorais eternizadas nas vozes dos músicos Júnior Luiz, Marcelo Timbó e Fernando Rufino, a partir das 18 horas. Reservas e informações: (71) 9610-6700/ 3023-4655