José Raimundo de Oliveira, o Zé Raimundo da Rede Bahia e Rede Globo, natural da cidade de Riachão do Jacuípe foi o grande homenageado da Federação Baiana de Futebol quando resolveu gravar seu nome no Troféu de Campeão Baiano 2014, e que foi levantado pelo Bahia no último domingo, 13, depois de empatar com o Vitória em 2 a 2.
Zé Raimundo, respeitado por todos no meio jornalístico, o profissional ganhou fama em todo o Brasil por ter feito matérias de cunho investigativo que ficaram marcadas na imprensa.Entre as principais reportagens, está a das crianças que foram levadas dos seus pais biológicos no município de Monte Santo, na Bahia, de forma irregular para serem adotadas por famílias de São Paulo. O caso ganhou grandes proporções após as denúncias de Zé Raimundo no programa dominical Fantástico. Pouco mais de dois meses depois, as crianças foram devolvidas para seus pais.
Não há como esquecer, também, a reportagem sobre o crime ambiental contra a mata atlântica, o cerrado e a caatinga no Piauí, através das carvoarias. O jornalista baiano denunciou o desmatamento na região que tinha como objetivo alimentar as siderúrgicas de Minas. A matéria, apresentada no Jornal da Globo, acabou ganhando uma versão especial para o canal fechado Globo News e faturou dois grandes prêmios nacionais, da Embratel e da Allianz.
As premiações foram apenas algumas de muitas conquistadas por José Raimundo ao longo de sua carreira. Vale destacar, também, que o repórter foi escolhido a Personalidade da Comunicação no ano de 2009, pela Associação Baiana de Imprensa.
Mas, apesar da história de sucesso, poucos sabem da relação existente entre Zé Raimundo e o Futebol.Ele começou sua carreira no rádio. Entre os diversos veículos que passou na sua cidade de origem e também em outros municípios, como Feira de Santana, ele atuou na cobertura de jogos do Campeonato Intermunicipal da Bahia, maior competição de futebol amador do país.
Redação CN * informações FBF