Em entrevista ao Jornal Tribuna da Bahia, o prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), manteve a posição, a mesma que vem assumindo desde que o nome do vice-prefeito Alex Lopes (PMDB) foi colocado como pré-candidato a deputado estadual, garantindo que marchará junto à candidatura do pemedebista.
“O PT de Coité, é como o PT da Bahia e do Brasil, ele é um conjunto de correntes ideológicas de tendências e essas tendências têm autonomia. Mas, o que posso dizer, com total tranquilidade é que cada palavra do compromisso que assumi com Alex vou honrar. É claro que o PT de Coité nunca esteve cem por cento unido em torno de uma candidatura a deputado, até porque existe muitas questões que envolvem a escolha de um candidato. Alex sabe disso. Em 2011, quando sentamos para montar um acordo para termos um grupo forte por muitos anos na política do município, fui muito claro e vou honrar o acordo feito com Alex. Ele sabe que o PT não vai estar cem por cento unido em torno de alguma candidatura, ainda que ele fosse do PT. A questão não é porque ele é do PMDB e por isso não vai ter apoio integral do partido. O PT é assim e não há nada de errado nisso. O PT já nasceu assim e é por isso que a agremiação é forte, porque respeita a autonomia dos companheiros. Acredito que a maioria dos que estiveram conosco em 2012, vai estar rente com a candidatura de Alex agora em 2014″ falou Assis, como é conhecido o petista. Na esfera federal, o prefeito confirma que continuará apoiando Emiliano José para deputado federal
A união de Assis e Alex começou a ser desenhada no segundo turno da eleição de 2010, quando os dois votaram e apoiaram a candidatura de Dilma Rousseff a presidência da república, pois no primeiro turno cada um seguiu a orientação dos seus partidos que tiveram candidaturas próprias para governador e senadores. Durante os anos seguintes, eles trabalharam buscando a união visando derrubar um grupo político que dominava o município a 40 anos, resultando numa vitória com 3.078 votos de frente.
Tribuna da Bahia/ foto: arquivo CN