A base aliada instalou nesta quarta-feira (14) a CPI exclusiva do Senado, que pretende investigar irregularidades na Petrobras refenrentes aos anos de 2005 a 2014.
Para o comando da Comissão Parlamentar de Inquérito, os governistas escalaram nomes alinhados ao Palácio do Planalto. Para a presidência do colegiado foi escolhido o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que terá como vice-presidente o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) e o relator José Pimentel (PT-CE). Há dois anos, Rêgo investigou as ligações do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários.
A CPI é composta por 13 senadores, sendo que apenas três são da oposição. Os parlamentares tem 180 dias para investigar irregularidades na petrolífera brasileira como a compra da refinaria de Pasadena, no Texas; o lançamento ao mar de plataformas inacabadas; o pagamento de propina a funcionários da estatal pela empresa holandesa SBM Offshore, além de denúncias de superfaturamento na construção de refinarias.
O plano de trabalho será apresentado ainda hoje por Pimentel, quando serão apreciados também os primeiros requerimentos.
Redação: CN*Informação: Bocão News