O ex-presidente da república Luiz inácio Lula da Silva esteve na noite de segunda-feira,12, em um grande hotel na cidade de Salvador para dar apoio a futura chapa governista que irá disputar as eleições de outubro.
O Encontro foi bastante concorrido e contou com militantes, prefeitos, deputados, e demais lideranças de várias regiões da Bahia,mas sem sombra de duvidas, a grande estrela do ato político foi o ex-presidente Lula, que com seu discurso envolvente e simples, deu uma verdadeira injeição de ânimo na militancia petista e dos partidos aliados para “tirar os pés do chão” e sairem para pedir votos para Rui Costa governador e Otto Alencar Senador.
O ex-presidente defendeu a transformação social e econômica como a prova da qualidade do projeto político em curso no Brasil, apontando o deputado federal Rui Costa (PT) como o melhor nome para liderar os próximos passos no estado. “Com Dilma e Rui, vamos consertar mais um pouco desta Bahia”, disse Lula durante ato político.
Tanto Lula quanto Rui afirmaram que a resposta aos ataques que a oposição está fazendo é a inteligência e a memória do povo brasileiro e baiano. “Vamos provar que somos melhores do que eles em números”, afirmou Rui Costa.
Com a presença dos presidentes estaduais dos dez partidos aliados, o encontro também foi o momento de formalizar a aliança do PDT e reafirmar o apoio do PSD, PCdoB, PP, PR, PRB, PSL, PTB e Solidariedade às pré-candidaturas.
Rui parabenizou o trabalho feito por Lula, “o senhor é o grande responsável pela profunda transformação que o Nordeste brasileiro e o estado da Bahia passaram nos últimos treze anos”. Ele agradeceu aos partidos e ao PDT pela aliança, assumindo o compromisso de fazer o grupo cada vez mais forte.
A elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP/2014) fez parte do discurso do pré-candidato petista, que há três meses ouve a população dos territórios baianos para consolidar um documento que represente a diversidade do estado.
O governador Jaques Wagner também fez referência à união dos partidos e convocou a militância para participar da campanha. “Graças a Deus, conseguimos manter unidos todos os partidos e ainda ampliamos. Não foi simples encaixar as três vagas da majoritária. Eu mesmo abri mão do caminho natural, que seria ser candidato a senador. Não tenho dúvida de que, com a nossa força, vamos fazer Rui o próximo governador da Bahia”.
Wagner pediu as lideranças que neste momento o foco eleitoral está voltado para eleições estaduais e para presidente, pediu que a rivalidade municipal seja deixada de lado neste momento.
Para Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, a aliança “é indestrutível e vai fazer o bem para a Bahia. Nilo lutou pela sua aspiração, por ter mais espaço, mas o nosso compromisso é com o povo da Bahia e por isso continuamos juntos”.
A força do projeto político ainda foi exaltada pelo vice-governador e pré-candidato ao Senado, Otto Alencar. “O voto que dei a Lula me marcou pelas mudanças e avanços que este homem trouxe para o povo brasileiro. A maior obra que o senhor fez foi tirar o povo da pobreza e elevar a qualidade de vida, por isso entrei nesse projeto e vamos levá-lo em frente”.
Mais de duas mil pessoas lotaram o auditório do Fiesta. Muitas delas estão construindo, com a chapa majoritária, o programa de governo. As plenárias de elaboração do texto começaram em fevereiro. E, com a mobilização 30 mil pessoas, novas propostas para a Bahia estão sendo elaboradas.
O evento teve duração de quase três horas e ao final dezenas de pessoas fizeram questão de abraçar o líder maior do partido dos trabalhadores que garantiu está mais jovem do que nunca e vai correr o Brasil para reeleger Dilma presidente e os aliados em cada estado.
Redação CN * informações Imprensa PGP – Fotos: Raimundo Mascarenhas