O corpo do sexto jovem a morrer afogado no rio São Francisco foi localizado na manhã desta terça-feira (1º), a cerca de 300 metros de onde a tragédia aconteceu no domingo (29). De acordo com o vice-prefeito da cidade de Morpará, Sidelcino Custódio Filho, a vítima estava em um local onde não corria muita água. Após ser encontrado, o corpo de Davidson Miranda, 16 anos, foi encaminhado para o povoado de Vila Ibipetum, em Ipupiara, na Chapada Diamantina, onde foi sepultado com as outras cinco vítimas às 10h de hoje.
O sepultamento dos jovens aconteceu no cemitério municipal de Ipupiara. O acidente deixou duas cidades de luto. Os seis rapazes estavam com um grupo de amigos formado por dez pessoas, com idade entre 13 e 25 anos, que deixaram a Vila Ibipetum, no município de Ipupiara, para a festa de São Pedro em Morpará, tradição da cidade.
Eles deviam retornar para casa na segunda-feira (30), mas por volta das 14h do domingo, a tragédia aconteceu. Os jovens foram tomar banho no rio que corta a cidade, e pediram a uma das amigas para tirar uma foto.
Sete rapazes foram caminhando até o centro do rio, se posicionaram de frente para a margem, onde estava a garota, e, ao dar alguns passos para trás, caíram do banco de areia onde estavam. “Contaram que foi tudo muito rápido. Eles caíram ao mesmo tempo e a menina que estava com a máquina pensou até que fosse brincadeira”, afirmou o empresário Almir Rodrigues, pai de Brenno Rodrigues, 13 anos, uma das vítimas.
Apenas um dos jovens, que sabia nadar, conseguiu voltar à superfície e escapou com vida. “No Rio São Francisco existem muitos bancos de areia, mas quando chegam ao fim eles são sucedidos por uma depressão, como se fosse uma ladeira”, explicou o comandante do 11º Grupamento dos Bombeiros (Barreiras), capitão Paulo Henrique de Araújo.
Além de Brenno, morreram afogados Davidson Miranda, 16, Vinícius Valle, 15, o tio dele Gilmar Valle, 25, Anderson Almeida, 19, e Vinícius Miranda, 15. Pescadores ajudaram e, cerca de três horas depois, ainda no domingo, dois corpos foram encontrados a 10 metros do local do acidente. Outros três foram localizados na manhã de ontem (30) — apenas Davidson estava sendo procurado, e só foi localizado nesta manhã.
“Meu filho pediu para sair com os amigos e não vi problema. Eram todos conhecidos. No domingo de tarde, quando tinha acabado de almoçar, recebi o telefonema”, contou Almir. Para o capitão Paulo Henrique, a tragédia poderia ter sido evitada. “É preciso ter cuidado: não se afastar das margens, conhecer o rio e estar acompanhado de alguém que saiba nadar”, afirmou.
O delegado de Morpará, Helder Fernandes, afirmou que vai começar a ouvir as testemunhas nos próximos dias.
Imagem mostra amigos se divertindo nos últimos momentos de vida
Uma imagem registrada por um amigo mostra os últimos momentos de vida dos cinco jovens que se afogaram na tarde do domingo (29) no rio São Francisco. Na foto, os jovens aparecem no rio se divertindo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os jovens não sabiam nadar direito.
Por conta da tragédia, a prefeitura de Morpará decretou luto oficial e cancelou as festividades. A prefeitura de Ipupiara, de onde eram os jovens, também decretou luto por seis dias. Leia a nota divulgada pela prefeita de Morpará.
“Na tarde deste domingo (29) alguns adolescentes sumiram no Rio São Francisco, no perímetro da cidade de Morpará, Bahia. Informações iniciais dão conta que foram cinco ou seis, que estavam trafegando pelas águas do Rio e desapareceram até o momento. Estes adolescentes são oriundos da Vila de IBIPETUM, município de IPUPIARA.
Várias equipes de buscas estão empenhadas à procura dos corpos entre elas: Bombeiros, Pescadores, Servidores da Prefeitura, Voluntários, Etc. Diante da situação, tomamos a iniciativa de CANCELAR o andamento dos Festejos de São Pedro, em atenção, sentimento e solidariedade às Famílias dos Adolescentes desaparecidos.
Já acertamos com as bandas e eles também estão consternados e a apresentação poderá ocorrer em outra data futura. Pedimos desculpas aos visitantes, mas esta decisão é necessária, pois a prioridade agora é dar atenção às famílias e encontrar os desaparecidos. Esperamos que cheguem noticias boas, com fé em Deus.
Estamos todos tristes e estamos nas mãos de Deus
Morpará-Bahia, 29 de Junho de 2014
Edinalva Pereira – Prefeita de Morpará”
Fonte: Correio24horas