O Datafolha está em campo para realizar a sua primeira pesquisa sobre a sucessão presidencial envolvendo os reflexos da Copa do Mundo. Espera-se que apresente os resultados (conforme comunicado ao Superior Tribunal Eleitoral) na quarta-feira (16), ou, no mais tardar, na quinta (17). Outros institutos também deverão realizar pesquisas, dentre eles o Sensus.
Consta que será uma análise mais profunda do que as outras consultas feitas até aqui, por incluir a Copa e seus efeitos no eleitorado. Há um frisson entre os políticos para conhecer os resultados (que o DataFolha apresenta em minúcias) para ter-se conhecimento de quem avançou e quem caiu.
A expectativa está mais forte em relação a Dilma Rousseff, até porque ela tem cometido gafes, como a que considerou as vaias que lhe atingiram nos estádios como partidas “de brancos”, indo de encontro à mistura de raças num país, presumivelmente sem discriminação racial, embora os jogos da Copa, por terem ingressos caros, ficarem proibitivos para as classes médias e baixas. Daí o seu entendimento de que as vaias partiram dos “brancos”. Estas pesquisas balizarão o início do horário eleitoral dito “gratuito”, para tevê e rádio, nos meses de agosto e setembro.
Redação: CN*Informação: Bahia Noticias