O valentense que esteve presente na tarde de sexta-feira, 18, no Centro Cultural José João de Oliveira para prestigiar a inauguração da Sala do Canal Futura saiu orgulhoso pela grande conquista cultural que servirá para levar conhecimento e pesquisas em mais de 20 temas de interesse de crianças e adultos em todas as faixas etárias.
O Município de Valente fica marcado como o primeiro da Bahia a receber a Sala do Canal Futura e também o primeiro numa parceria com setor público. O terceiro no Nordeste Brasileiro, e chega como o 12º no total de Salas em todo Brasil, que possui 5.570 municípios.
A inauguração contou com a presença de representantes das instituições parceiras: o prefeito de Valente, Ismael Ferreira; vereadora Leninha, o diretor municipal de Cultura, Tytta Ferreira; o secretário de Educação, José Carlos; a diretora-geral da Fundação APAEB, Maria Rita Alves; José Silva diretor executivo do CONSISAL, Roberto Sousa, analista de Projetos do Canal Futura no Nordeste, e a coordenadora do núcleo de Articulação e Mobilização Social do Canal Futura, Maria Corrêa.
O prefeito Ismael Ferreira comemorou a inauguração da primeira Sala do Canal Futura da Bahia que chega para auxiliar no conhecimento não só na educação, mas de um modo geral, “na construção da cidadania, ajudar na formação do cidadão e da cidadã, com mais um espaço que a nossa comunidade coloca aqui para poder usufruir a partir do nosso governo, é um trabalho gratificante, sendo a 12ª sala no Brasil e a primeira na Bahia, para nós é importante essa parceria. A prefeitura entra com o espaço físico, funcionários, equipamentos, tudo que foi solicitado da Prefeitura, para esse inicio e estamos certos que foi uma grande aquisição que marca nosso governo”. Concluiu o prefeito.
De acordo com a coordenadora do núcleo de Articulação e Mobilização Social do Canal Futura, Maria Corrêa, a midiateca vai oferecer à comunidade acesso gratuito a conteúdos educativos, socioambientais, de lazer e cidadania. O acervo audiovisual disponível na Sala será utilizado em atividades e projetos pedagógicos a fim de promover debates sobre diversos temas e contribuir para a formação educacional da população local.
Roberto Sousa disse que agora o Nordeste conta com salas em Natal, Recife e Valente onde os interessados encontrarão mais de três mil títulos em pelo menos 20 diferentes temas. “ Tudo que já foi produzido pelo projeto pode ser encontrado aqui em Valente, é muito importante que as pessoas explorem esse grande acervo cultural”, incentiva Sousa.
A Sala Futura – Valente enfocará questões relacionadas à infância e à juventude, agroecologia, juventude rural e empreendedorismo no campo. O Centro Cultural José João de Oliveira, onde a Sala vai funcionar, foi criado em 1988. No local, também está a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa.
Além dessa Sala Futura na Bahia, mais 10 unidades estão em operação no país: Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Amazonas.
Canal Futura
O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros. Quarenta e um milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF). O Canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são: Confederação Nacional da Indústria (CNI); Turner Broadcasting; FIESP; FIRJAN; Fundação Bradesco; Fundação Itaú Social; Gerdau; Grupo Votorantim; Rede Globo; Sebrae; e Sistema Fecomércio – RJ.