Desde a última quinta-feira, o trânsito no Centro de Conceição do Coité começou a ser modificado com a demolição da Praça Dr José Gonçalves, popularmente conhecida por Jardim da Babilônia, considerado um dos principais cartões postais da cidade. A Praça que passará por total restauração, segundo o secretário de Infraestrutura do município Josuel Oliveira, a praça fará jus ao nome, será uma das mais bonitas da Bahia. Ainda de acordo com Joca, como é conhecido o secretário a previsão para conclusão é no prazo de 180 dias.
Com a demolição da primeira etapa da Praça Dr José Gonçalves o trânsito pelo lado direito para quem segue da Praça da Matriz sentido Correios, está interrompido, até domingo o outro lado para quem desce da Rua Bailon Lopes Carneiro (Rua da Prefeitura) para os bancos do Brasil e Nordeste estava com trânsito fluindo normalmente, mas também foi fechado nesta terça-feira, pois em frente ao Centro Cultural, foi montada a estrutura para as atividades da Semana da Cultura que ficará até o dia 7 de julho.Com as duas vias interrompidas para o trânsito a alternativa para motoristas e motociclistas é subir a Rua Juvêncio Mendes e dobrar a primeira esquerda, que sai nos fundos dos Correios, saindo na Rua Castro Alves, retomando o trânsito normal da Bailon Lopes. Quem faz o trajeto contrário deve descer a Rua Antônio Bahia, poderia descer pela Praça do Mercado, mas está fechada com a montagem do palco para a Festa da Cidade.O motorista tem única alternativa, contornar pela Comercial Santa Bárbara e dobrar a esquina do Hotel Plaza sentido Rua Marechal Deodoro.
Outra alteração que está acontecendo a partir de hoje (terça-feira) é no Centro Comercial, pois foi iniciado a pavimentação asfáltico e precisou interromper a passagem de veículos, para quem segue da Praça do Mercado sentido semáforo.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura está acontecendo a construção e reforma de 20 obras de forma simultânea na cidade de Conceição do Coité, oriundas dos recursos da ordem de R$ 40 milhões que foram destinados ao município recursos dos governos do estado e federal,e contra partida do município.
O projeto de asfaltamento contempla a pavimentação de mais de 25 mil m², distribuídos entre quatro ruas e duas praças da cidade: Rua Floriano Peixoto, Rua João Benevides, Rua Padre Madureira, Ruas laterais do Mercado, além do Largo do Mercado e da Praça da Igreja Matriz. Para a execução das melhorias e modernização da cidade, o Governo do Estado da Bahia está investindo R$ 822.599,83 e a previsão é que a obra seja executada em 90 dias a partir do início das intervenções. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, será responsável pela execução da obra.
O Prefeito Francisco de Assis disse que desde o incio do governo vem “arrumando a casa”, precisou iniciar pelo lado burocrático, pois “se o município não estiver com toda documentação em dia, se não tiver com a ficha limpa, não é possível executar essas ações. Agora está na hora de investir na infraestrutura, vamos dá uma boa modificada na cidade e cumprir os nossos compromissos de campanha”, disse o prefeito.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas