A candidata ao governo pelo PSB, Lídice da Mata, disse que pretende trabalhar com um sistema de cumprimento de metas caso eleita. “Minha primeira ação será estabelecer, junto com o secretariado, medidas de impacto na Educação, na Saúde e na Segurança para os 100 primeiros dias de governo”, afirmou, e “Tudo isso será feito com planejamento e monitoramento”.
Eleita, Lídice pretende assumir pessoalmente o gerenciamento das pastas chave da administração e vai cobrar resultados. “Não vou fugir da responsabilidade, vou acompanhar de perto e assumir a responsabilidade sobre o cumprimento dos objetivos”, garantiu. As declarações foram feitas em entrevistas a duas emissoras de rádio baianas, na manhã de quinta.
Segundo a senadora, a educação será a prioridade. “A partir de uma grande transformação nessa área, todas as outras mudarão”, resumiu. “Um jovem que passa o dia em uma escola bem equipada, se alimentando, praticando esportes e estudando as mais diversas áreas não é cooptado pela marginalidade. Isso melhora a segurança. Quando aprende sobre saúde, leva informações para os pais, o que melhora a saúde pública”, explicou.
Pesquisa
Lídice também avaliou o resultado pesquisa Ibope divulgada na noite da quarta-feira. “Estou feliz, estamos em segundo lugar com o voto de consciência política de um eleitorado que resiste a duas máquinas poderosas colocadas em ação. A minha candidatura, mesmo com poucos recursos e poucos partidos apoiando, tem registrado esse desejo de mudança”.
A socialista soma 11% das intenções de voto, enquanto o candidato do governo, o petista Rui Costa, tem 8%. Paulo Souto (DEM) mantém a liderança com 42% e os outros três candidatos juntos 4%.Lídice ponderou que apesar da vantagem do primeiro colocado, ela ainda confia na vitória, lembrando que 35% dos entrevistados não manifestaram preferência por nenhuma candidatura. “Eu acredito muito que vamos crescer e ganhar a eleição porque creio que é no desenrolar da campanha que vai aumentando a consciência do eleitorado”. Ela pontuou ainda que a preferência do eleitorado jovem e feminino por sua candidatura, apontada pela pesquisa, aumenta ainda mais sua confiança.
Propostas
Nas entrevistas às emissoras de rádio, a senadora teve ainda a oportunidade de discorrer sobre as principais propostas de seu programa de governo. Na educação, prometeu revolucionar de fato o ensino público da rede estadual com escolas em tempo integral, cursos profissionalizantes,além de aumentar os investimentos em pesquisa e extensão nas universidades estaduais. Ela entende que a melhoria na educação também trará efeitos positivos na saúde e na segurança pública.
Na Saúde, Lídice prometeu interiorizar e qualificar os serviços hoje existentes. Na área da segurança pública, voltou a afirmar que trabalhará com o regime de metas, buscando também humanizar as ações no setor. Uma das propostas é juntar os representantes da Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública para atuar junto com as polícias civil e militar nas delegacias, que funcionarão como centros mais completos de atendimento ao cidadão e proteção social. Envolver a máquina do estado e toda a comunidade organizada em defesa da vida, da cidadania. Assim deve ser pensada a segurança pública, segundo Lídice, que destacou ainda, a valorização e capacitação dos policiais e do funcionalismo público como pontos fundamentais para que as propostas possam dar certo.
Por: Victor Longo