Nesta quinta-feira, 17 de julho, o município de Baixa Grande, localizado no território de identidade da Bacia do Jacuípe, comemora seus 129 anos de emancipação política, com a tradicional micareta.
A Prefeitura preparou uma vasta programação, com atrações como Alinne Rosa, Karla Janaína, Lua Cheia, Nave Irada, Guig Gheto, Mambolada, Patchanka e quatro blocos farão a animação dos foliões.
Quinta-feira, dia 17 de julho – Aniversário da Cidade
14h – Atividades Cívicas e Culturais
Sexta-feira, dia 18 de julho
19h – Abertura Oficial
20h – Esquenta Micareta com velhos carnavais com Banda Sopro da Alegria.
02h – Encerramento
Sábado, dia 19 de julho
14h – Bloco Feminino As Poderosas com a DJ Amanda
16h – Bahia Show (Arrastando o Bloco Takinus)
19h – Band Nave Irada
22h – Banda Patchanka
01h – Banda Guig Guetto
Domingo, dia 20 de julho
11h – Bloco Tu Tá Beba Égua (Bloco Masculino)
12h – Bloco Tô Bêba (Bloco de Feminino)
16h – Banda Mambolada
19h – Banda Lua Cheia
22h – Show de Aline Rosa
01h – Show de Carla Janaina.
História
Conta a tradição que o povoamento da atual cidade de Baixa Grande teve início nas terras da fazenda “Cais”, propriedade de Ana Ribeiro Soares (Donona), viúva de José Ribeiro Soares, e deste consórcio (1816) vieram-lhe dez filhos.
Seu filho mais velho, o Manuel Ribeiro Soares, que se tornara Tenente Coronel da Guarda nacional, homem intelectual e político de renome, residente na Vila de Santana do Camisão (hoje Ipirá), mais tarde, foi o fundador de Baixa Grande (1860) ao construir naquela baixa uma capela atendendo a um pedido da sua genitora Ana Souza Santos.
Nasceu a 13 de Março de 1831 na fazenda Muquêm, propriedade de seu pai José Ribeiro Soares e estudou durante 5 anos na cidade de Cachoeira.
Informações de Agmar Rios