A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) impugnou, de domingo (13) a terça-feira (15), 30 registros de candidaturas de deputados, sendo sete federais e 23 estaduais, por enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Entre os postulantes, estão a ex-prefeita de Itiúba, Cecília Petrina de Carvalho, o ex-prefeito de Sátiro Dias, Joaquim Belarmino Cardoso Neto e do deputado Joseildo Ramos, que disputa a reeleição, além da ex-gestora de Lauro de Freitas, Moema Gramacho e de Camaçari, Luiz Caetano, ambos petistas e concorrentes a vagas na Câmara Federal, devido a condenações no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Pelo PMDB, foram impugnadas as candidaturas de nomes conhecidos e com fortes chances de vitória, a exemplo do radialista Hérzem Gusmão (PMDB) Carlos Augusto Silveira Sobral, ex-prefeito de Coronel João Sá e Hildécio Antonio Meireles Filho, ex-prefeito de Cairu.
Na lista ainda tem os nomes dos candidatos ao Congresso: o deputado federal Geraldo Simões (PT) [reprovado pelo TCU], o ex-parlamentar Joseph Bandeira (PT) [condenado por crime contra a administração pública, além dos tribunais de Contas da União e do Estado]; o ex-prefeito de Irecê Beto Lélis (PMDB) [sentenciado pelo TRE pela prática de crime eleitoral]; o ex-deputado José Carlos de Jesus Rodrigues (PP) [reprovado pelo TCM]; o ex-prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto [inabilitado pelo TCM]; e a ex-gestora de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD) [reprovada pelo TCM].
Entre os pleiteantes à AL-BA, estão os deputados Carlos Brasileiro (PT) [reprovado pelo TCE, TCM e Câmara Municipal], Zé Raimundo (PT) [inabilitado pelo TCM]; Jânio Natal (PRP) [reprovado pelo TCM] e do ex-prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (PHS) [reprovado pelo TCM].
Cabe à Justiça Eleitoral jugar as ações e deferir ou não as candidaturas. Os impugnados têm sete dias para contestar. Confira a lista completa.
Redação:CN