Nesta sexta-feira,25,aconteceu uma reunião em Brasília envolvendo a presidente da república Dilma Rousseff e 12 presidentes de clubes do futebol brasileiro, entre eles o ex-atacante e hoje presidente do Paysandu Vandick Lima, que representou além do Papão do Curuzu, todos da região Norte do Btasil.
Em reunião, a presidenta pediu hoje (25) pressa na negociação em torno dos pontos ainda sem consenso na proposta da Lei de Responsabilidade Fiscal no Esporte, em tramitação no Congresso. Entre outros pontos, a lei trata do refinanciamento das dívidas dos clubes, atualmente em cerca de R$ 4 bilhões.
Diante da necessidade de votar um texto antes do final do ano, o governo decidiu criar uma comissão, formada por representantes dos clubes, do Bom Senso F.C., da Advocacia-Geral da União (AGU) e dos ministérios do Esporte e da Fazenda, para “passar um pente-fino” no que ainda está sem acordo. Com o Congresso praticamente paralisado devido ao período eleitoral, não foi descartada a possibilidade da edição de uma medida provisória (MP) depois de setembro.
Além do presidente Vandick Lima, participaram do encontro os presidentes do Atlético Mineiro, Alexandre Kallil; da Liga de Futebol do Nordeste; Alexei Portela; do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto; do São Paulo Futebol Clube, Carlos Miguel Aidar; do Esporte Clube Bahia, Fernando Schimidt; do Sport Club Internacional, Giovanni Luigi; do Corinthians, Mário Gobbi; do Botafogo (RJ), Maurício Assumpção; do Palmeiras, Paulo Nobre; e o vice-presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr.
O presidente Vandick Lima seguiu muito feliz para Brasília, pois na noite de quinta acompanhou a classificação do bicolor, em Recife, quando perdeu para Sport por 3 a 2 mas garantiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil.
Redação CN *informações Agência Brasil