Para banir definitivamente o analfabetismo do Estado da Bahia, o candidato ao governo do Estado pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa, anunciou que está prevista no seu Plano de Governo Participativo (PGP) a ampliação dos Centros Noturnos de Educação, estabelecendo novas parcerias com os municípios. “Dá tristeza lembrar que na gestão do ex-governador a Bahia era líder nacional em analfabetismo, com 2,7 milhões de baianos sem saber ler e escrever”, recordou.
Ocupando, em 2007, a posição de quinto pior estado brasileiro em nível de escolaridade, a Bahia começou a mudar os indicadores quando o governador Jaques Wagner implantou o TOPA – Programa Todos Pela Educação, no escopo da proposta do Governo Federal Brasil Alfabetizado.
O programa conseguiu bater recordes no aumento do número de alfabetizados, registrando a marca de 1,3 milhão de pessoas beneficiadas, entre 2007 e 2014. Rui lembra que se trata do maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do País. Somente em 2013 beneficiou 130 mil pessoas, incluindo povos indígenas, quilombolas, população carcerária, ciganos e pessoas com deficiência.
Atualmente, o TOPA está em 366 municípios, atuando em parceria com 570 entidades, abrangendo 165 mil estudantes em salas de alfabetização. “Vamos avançar ainda mais e levar conhecimento a jovens e adultos, devolvendo-lhes a dignidade, abrindo as portas que lhes foram fechadas no passado”, frisou. “E isso só será feito por quem tem projetos sólidos. Educação é a maior ferramenta de transformação social”, afirmou o candidato da Pra Bahia Mudar Mais.
Reforçando o programa de escolarização de jovens e adultos, Rui adiantou que vai priorizar as escolas nos assentamentos e comunidades rurais, onde está concentrado o maior número de pessoas de baixa escolaridade, explicando: “O diálogo e a parceria com as diretorias regionais e profissionais da educação básica serão imprescindíveis para o êxito das propostas”.