Cientistas dos Estados Unidos criaram uma tatuagem que produz energia a partir do suor produzido pelo corpo humano. O adesivo abriga uma biobateria alimentada por lactato, uma substância muito semelhante ao ácido lático produzida durante o exercício físico.
Segundo seus criadores, em breve a técnica poderá ser usada para fornecer energia para aparelhos de monitoramento cardíaco, relógios digitais e até mesmo smartphones. “Nosso aparelho é o primeiro a usar o suor. É um teste desse conceito.No momento, não conseguimos produzir tanta energia. Mas estamos trabalhando para melhorar a tecnologia com o fim de poder carregar aparelhos eletrônicos de pequeno porte”,explica a cientista Wenzhao Jia, da Universidade da Califórnia, em San Diego, a BBC.
A cientista acoplou um sensor de lactato a uma tatuagem temporária. “Eu mesmo a usei. Você sequer a sente. É como uma tatuagem de verdade”, conta. Em uma sessão de bicicleta ergométrica de intensidades variadas durante 30 minutos, voluntários usando as tatuagens geraram até 70 microwatts por centímetro quadrado de pele.
As informações são do Correio.