A Prefeitura de Conceição do Coité e a Juceb – Junta Comercial da Bahia assinaram um Convênio de Cooperação Técnica, na quinta-feira, 28, que vai diminuir o tempo de abertura de empresas, reduzir os custos de deslocamentos, evitar a duplicidade de ações e facilitar a entrega de documentos.
O prefeito Francisco de Assis acredita que haverá satisfação e maior probabilidade de sucesso para os empreendedores. “No REDESIM, todo o serviço é feito pela internet, sem precisar o cidadão se dirigir às diversas instituições públicas para iniciar ou fechar uma empresa. Isso é muito positivo”, acredita o prefeito.
O presidente da Junta Comercial da Bahia, Francisco Nobre de Oliveira, disse na cerimônia de assinatura do convênio, que agora haverá uma integração dos cadastros empresariais e o intercâmbio de informações entre o Município e a JUCEB. Com a iniciativa os contadores e empresário só precisarão ir ao escritório regional em Serrinha apenas na entrega final de documentos.
Em cerca de 30 dias já estará funcionando na cidade o REGIN, o sistema informatizado que visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual e a Prefeitura. “O Sistema é um ambiente único, simples, seguro, interativo e com rápido retorno para solicitações; e a facilidade de informações e orientações consolidadas na Web, e suporte na utilização da ferramenta”, definiu o secretário geral da Juceb, Hélio Portela.
Com o sistema acredita-se que ocorrerá também a criação de empregos formais e crescimento da produtividade. “Essa iniciativa de simplificação de processos vai nos ajudar muito com a diminuição de burocracia e redução de custos”, comemorou o contador Arivaldo Mota, um dos mais experientes do ramo na cidade. Ele trabalha há 40 anos no setor.
Estiveram presentes no ato de assinatura do convênio, realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representantes da classe contábil, autoridades, lideranças políticas, empresários e representantes da sociedade civil organizada.
“Vamos enviar nosso pessoal para a capacitação e já estamos preparando o espaço para atendimento, que será no local da rodoviária.”, informou Francisco Apolônio (Chico de Salgadália), secretário municipal de Indústria. Chico comunicou que o município vai pleitear agora a abertura de um posto avançado para atender toda a região. “Isso vai facilitar muito a vida de nossos comerciantes e empresários”, resumiu Agnaelson Santos, presidente da CDL.
Fonte: SECOM / Fotos: Anísio Júnior