Foi celebrada na noite de quinta-feira, 14, na Igreja Matriz de Conceição do Coité, uma missa de Ação de Graças, os 10 anos de Ordenação Presbiterial do padre Charles Santana Bastos, pároco local.
A Missa Solene em comemoração ao 10º aniversário contou com a presença de centenas de fiéis, inclusive das cidades de Araci, Valente, Retirolândia, São Domingos, paróquias que o padre Charles passou antes de assumir a de Nossa Senhora da Conceição do Coité a quase 6 anos.O ato religioso foi celebrado pelo próprio vigário homenageado, com a participação dos padres Alexandre, Elias, Adelson, Ademir e o diácono Everaldo. Para alegria do vigário, seus pais estiveram presentes nesse momento importante de sua vida.
Mesmo sendo um noite normal de meio de semana a igreja lotou, na oportunidade padre Charles contou a experiência vivida no campo sacerdotal e a grande missão de assumir uma paróquia como a de Conceição do Coité.Sobre a festa preparada para celebrar seu 10º ano o padre disse que não esperava tamanha homenagem, ele agradeceu sem citar nomes a todos envolvidos na organização.
Ao Calila Noticias ele reforçou o que disse na homilia, que aquele momento era único, quando foi a igreja louvar e agradecer a Deus pelos 10 anos de ordenação sacerdotal. Ele lembrou que há 10 anos, em Santo Estevão,se prostrou ao chão entregando sua vida e todos seus serviços a Deus e também a igreja.
“Venho hoje aqui louvar e agradecer juntamente com meus pais, irmãos, e toda comunidade coiteense e das cidades por onde passei que vieram aqui me abraçar e isto me deixou muito satisfeito”, disse o vigário.
Padre Charles contou que sua trajetória de vida religiosa iniciou por Roma, na Itália, onde estudou, retornou a Bahia e na condição de seminarista ficou por um ano e quatro meses na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Araci, depois já ordenado padre ficou quatro meses na mesma paróquia de onde foi transferido para assumir a Paróquia da Sagrada Família, que á época dirigia Valente, São Domingos e Retirolândia e depois de quatro anos em Valente e as duas cidades citadas, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité.
Missa com ar de despedida
Foi citada pelo padre durante a celebração também a possibilidade de ele deixar a paróquia de Coité, ele fez questão de frisar que aquele momento era para celebrar um momento marcante de sua vida, mas que a possibilidade de transferência que depende do bispo pode acontecer.
“Geralmente quando tomamos posse numa paróquia, a gente recebe um documento que se chama provisão, e dentro dessa provisão, a gente recebe o título de pároco, administrador paroquial ou vigário paroquial, no meu caso recebi de pároco de Conceição do Coité, só que nesse documento tem uma validade, e nosso bispo por uma dinâmica pedagógica de sua missão que é muito louvável, ele nos dar a oportunidade de ficar seis anos, tendo a possibilidade de renovar ou ser transferido. Então, estou aqui aberto até 15 de fevereiro de 2015, pode-se receber o convite para sair em janeiro ou até antes, no momento ainda não recebi nenhuma notificação, então continuamos nossa missão aqui em Coité”, explicou o religioso.
Padre Elias antecedeu padre Charles em Coité e assumiu a comunidade católica de Retirolândia, estave entre os convidados e disse ao CN que essas comemorações reavivam nos sacerdotes o compromisso de servir ao povo, e relembra também o agradecimento que deve se fazer a Deus, “dez anos, quarenta como é o meu caso, aniversário é sempre um motivo de comemorar. Agradecemos a Deus o dom da vida e da vocação,serviço que a gente se comprometeu a prestar. E aqui não é diferente, por onde ele (padre Charles) passou levou a mensagem de Deus e aqui estiveram as paróquias representadas, isso dar um ânimo maior, pra ele, para nós padres e sem dúvida para as comunidades.
Após o ato religioso as pessoas foram convidadas a participar de um Coffee Break na Associação Cultural Castro Alves – ACCA.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas