O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, publicou portaria no Diário Oficial da União, de quarta-feira, 27, reconhecendo, em decorrência de estiagem, a situação de emergência em diversos municípios baianos. Dentre eles, o município de Conceição do Coité, que está em Estado de Emergência deste o dia 20 de agosto, quando o prefeito Francisco de Assis decretou a escassez de água no município.
Situação local – O município, que é importante produtor de sisal, milho, mandioca e feijão, sofre com a mais severa estiagem das últimas décadas. Não chove suficiente para captar água desde 2011 e, em 2013, os dados mostram cerca de 400 mm de chuva em algumas regiões do município, mas foram chuvas isoladas e com pouca intensidade.
Este ano, a seca verde impera no município. Regiões como de Bandiaçu não houve se quer condições de captação de água nas cisternas. Os carros pipas da prefeitura não interromperam o atendimento nenhum mês do ano. O evento tem sido recorrente, especialmente no últimos anos, e o município não foi preparado para a situação.
População afetada – Cerca de 25.762 habitantes da zona rural são afetados diretamente com a escassez de água e redução da produção agrícola. Sendo que destes 15 mil já necessitam de assistência. Cerca de 100% dos mananciais de água do município estão abaixo do nível e não há nenhum reservatório de água potável para o consumo humano de grande porte. Toda a água distribuída sai da estação da Embasa em Bandiaçu.
Mais de 70% das represas, cisternas, açudes, tanques e barreiros estão secos. Parte destes reservatórios ainda precisa de limpeza. O governo municipal já limpou e ampliou mais de 150 reservatórios em todo o município deste o ano passado.
A distribuição de água por carro pipa é uma ação muito cara. Demandando mensalmente muitos recursos do município. A prefeitura já vem investindo em ações preventivas como construção de poços tubulares, novas extensões de água encanada e cisternas. Além da limpeza e ampliação de açudes, mas a escassez de chuva tem prejudicado o abastecimento. A prefeitura aguarda agora apoio do Ministério da Integração Nacional para ampliar o reabastecimento de água em todo o município.
Informações da SECOM